sábado, 26 de abril de 2014

Orgulho ... Santo Agostinho

"Orgulho não é grandeza, mas inchaço. 
E o que está inchado parece grande, mas não é sadio". 

domingo, 20 de abril de 2014

Páscoa 2014

Celebrar a Páscoa é celebrar a renovação 
e as mudanças que podem trazer aos homens uma nova realidade, 
criada a partir de si mesmos, 
uma vida nova que possamos produzir.

sábado, 19 de abril de 2014

O ato de ensinar... Rubem Alves

"Ensinar é um exercício de imortalidade. 
De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. 
Professor assim, não morre jamais."

domingo, 13 de abril de 2014

Como fazer o fichamento de autores em Artigos seguindo Vancouver? Minayo

Bom dia!
 O fichamento de autores que costuma ser solicitado em artigos que sigam a Metodologia Vancouver deve ser elaborado em formato de quadro, do qual devem constar: Autor, Título da Obra, Editora, Estado e ano de publicação, e, especialmente, quais os principais conceitos defendidos por esse autor.
 Vejamos um exemplo: para redigir seu artigo, o acadêmico selecionou, entre vários textos localizados, apenas 10 deles, os quais abordam os assuntos de interesse de seu tema. Dessa forma, o quadro do fichamento de autores deverá ficar assim:

sábado, 12 de abril de 2014

domingo, 6 de abril de 2014

O que significa "corpus" da pesquisa?

Bom dia!
  Falar em corpus de uma monografia é o mesmo que referir o levantamento de dados, elemento que reforçará e dará o caráter empírico ao tema em desenvolvimento. O corpus é a observação dos fatos ou fenômenos para permitir que o acadêmico compare e compreenda melhor a teoria com a realidade, podendo elaborar sua conclusão sobre o tema escolhido (BECKER, 1994).
 Como explicado em meu artigo [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/03/o-que-e-o-corpus-de-uma-pesquisa.html], falar em corpus  de uma pesquisa significa falar em dados que podem ser obtidos na realidade, ou a partir de fontes fidedignas. 

sábado, 5 de abril de 2014

O bem e o mal... Sócrates

"Existe apenas um bem, o conhecimento, 
e um mal, a ignorância."
Sócrates