domingo, 23 de fevereiro de 2014

Tipos de Entrevistas da Pesquisa de Campo ou Pesquisa Ação... Minayo; Jardilino, Rossi e Santos

Bom dia!
  Ao escolher pela utilização da técnica da Pesquisa de Campo (ou Pesquisa ação) para a elaboração de uma monografia, o acadêmico deve estar preparado para observar os fenômenos onde os fatos acontecem. Eu meu artigo publicado em 17 de março de 2013, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/03/pesquisa-acao-pesquisa-de-campo-ou.html] foram explicados os conceitos sobre esta técnica, definida por Jardilino, Rossi e Santos (2000) como aquela que parte da realidade dos fatos para as teorias estudadas. 

sábado, 22 de fevereiro de 2014

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Como elaborar o Resumo de Artigos Científicos e Teses de Mestrado

Bom dia!
  Hoje, abordarei o formato ideal de resumos a serem redigidos quando a produção acadêmica é de Artigos Científicos e/ou Teses de Mestrado. Estou me referindo à Análise de Dados e Resultados.
  Dando sequência aos assuntos que envolvem a elaboração do Resumo do texto acadêmico, foram postados aqui, em 19 de Maio de 2013, o artigo [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/05/como-fazer-o-resumo-da-monografia-seja.html], e em 12 de Janeiro de 2014, o artigo [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/01/como-fazer-o-resumo-da-monografia-seja.html].

sábado, 15 de fevereiro de 2014

domingo, 9 de fevereiro de 2014

A importância da Fundamentação Teórica em uma Monografia

Boa tarde! 
 A fundamentação teórica confere ao texto acadêmico-científico exatamente este aspecto, o "cientificismo". Consiste em escrever sobre os assuntos interligados ao tema escolhido, com base nos autores selecionados; ou seja, ler e interpretar as teorias existentes, e a partir delas, redigir um texto próprio, sem deixar de referir cada um desses autores. 

sábado, 8 de fevereiro de 2014

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Como fazer a Conclusão de uma monografia?

Bom dia!
   A conclusão é o espaço de reflexão do acadêmico no contexto de um trabalho de conclusão de curso. Deve ser escrita com verbos no presente do indicativo, na 1a. pessoa do singular, uma vez que, no conjunto dessa obra (TCC), é o momento no qual o acadêmico deverá expressar-se objetivamente sobre o tema escolhido e as teorias analisadas. 
   Além disso, cabe à conclusão dar o fechamento ao problema, à hipótese e aos objetivos propostos no início do trabalho. 

sábado, 1 de fevereiro de 2014