domingo, 30 de novembro de 2014

Por que editar um texto?

Boa tarde!
   Ao revisar um texto, é preciso estar atento aos conteúdos e intencionalidades de seu autor, que devem ser preservados, fazendo da revisão final um texto fiel ao original recebido. Na prática, a edição permite que a coesão e a coerência das ideias nele expressas sejam melhoradas, já que em alguns casos, é comum que existam ideias repetidas, ou então, que determinados parágrafos ou períodos apresentem-se meio confusos, carecendo de uma reorganização na forma de expor tais ideias.

sábado, 29 de novembro de 2014

domingo, 23 de novembro de 2014

A Conclusão da monografia e a NBR 14724/2011 da ABNT

Bom dia!
   Existem alguns itens na elaboração de uma monografia que costumam suscitar várias dúvidas em muitos universitários. A conclusão é uma delas. Em 02 de fevereiro de 2014, publiquei um artigo a este respeito, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/02/como-fazer-conclusao-de-uma-monografia.html]. Nesta data, eu volto a este assunto, dedicando este artigo à Danny Segatti, que escreveu prá mim com algumas indagações. Vamos à elas.

sábado, 22 de novembro de 2014

domingo, 16 de novembro de 2014

sábado, 15 de novembro de 2014

domingo, 9 de novembro de 2014

Os Anexos da Pesquisa de Campo: o Roteiro de Perguntas

Bom dia!
   Ao definir por elaborar uma pesquisa de campo em sua monografia, o acadêmico deverá preocupar-se com os anexos que devem fazer parte do texto, entre eles o Roteiro de Perguntas. Em 02 de novembro de 2014 eu publiquei um artigo sobre o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2014/11/o-termo-de-consentimento-livre-e.html]. Sendo assim, falemos hoje sobre o Roteiro de Perguntas.

sábado, 8 de novembro de 2014

domingo, 2 de novembro de 2014

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a Pesquisa de Campo

Boa tarde!
  O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é um anexo importante quando da elaboração de um trabalho acadêmico-científico, cuja metodologia de estudo seja a pesquisa de campo. O modelo de TCLE pode variar de uma universidade para outra, mas deverá compor o texto final de sua monografia de graduação, pós ou tese. Foi  instituído, no Brasil como documento obrigatório quando a pesquisa necessitar de participantes voluntários, colaborando assim na obtenção dos resultados possíveis, segundo a Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde e a Resolução RDC nº. 39/2008 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

sábado, 1 de novembro de 2014