sábado, 28 de fevereiro de 2015

O assassino era o Escriba ... Paulo Leminski

"Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida, 
regular como um paradigma da 1ª conjugação.

Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial, ele não tinha dúvidas: 
sempre achava um jeito assindético de nos torturar com um aposto. 

Casou com uma regência.
Foi infeliz.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Diferenças e Semelhanças entre as Normas APA e as Normas VANCOUVER

Bom dia!

   Entre os vários artigos já publicados sobre as metodologias ABNT, VANCOUVER e APA, tenho procurado demonstrar os detalhes e exigências de cada uma delas. Nesta data, darei algumas dicas sobre as semelhanças e diferenças entre as metodologias APA e VANCOUVER, para responder à solicitação da Grazy Martins. 

sábado, 21 de fevereiro de 2015

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Como fazer um artigo científico a partir de sua monografia ou tese?

Bom dia!
  Para elaborar um artigo científico, uma monografia ou uma tese de mestrado, é fundamental que seja feito um extenso levantamento bibliográfico. A diferença de um tipo de texto para o outro consistirá no tamanho que cada um deles deverá apresentar, assim como as suas especificidades. É importante destacar que o tamanho do texto não é uma regra definida pela metodologia, seja ela ABNT, APA ou VANCOUVER, mas sim o que cada universidade (ou periódico eletrônico ou impresso) entende(m) ser o razoável ou estabelecem como o tamanho mínimo necessário.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Os Miseráveis ... Victor Hugo

" [...] Órfão de pai e mãe, foi criado por uma irmã mais velha, casada e com sete filhos. Quando tinha vinte e cinco anos, a irmã enviuvou. O filho mais velho tinha oito anos, o mais novo, um. Jean Valjean tornou-se o arrimo da família. Passou a sustentar a irmã e os sobrinhos com trabalhos grosseiros e mal remunerados.

Nunca namorou, nem nunca se soube que estivesse apaixonado. Vivia para a família. Falava pouco, tinha o semblante pensativo. Quando comia, muitas vezes a irmã tirava o melhor pedaço de seu prato para dar a uma das crianças, e ele sempre permitia. Mas seu trabalho e o da irmã eram insuficientes para sustentar uma família tão grande. A miséria aumentou. Certo ano, em um inverno rigoroso, Jean Valjean não encontrou trabalho. A família ficou sem pão. Sem pão. Exatamente como está escrito. Sete crianças.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

As citações indiretas (paráfrases) e a dissertação de mestrado

Olá!
   Ao chegar ao mestrado, tudo o que se espera é que o aluno/pesquisador desenvolva um texto crítico-reflexivo. É fundamental que, ao longo de sua dissertação, sejam feitas comparações entre os conceitos desenvolvidos pelos vários teóricos. 
   Para que isto seja feito com mais propriedade ainda, cabe o uso da paráfrase, ou seja, as citações indiretas. Abordei este assunto no artigo em 03 de março de 2013, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/03/o-que-e-parafrasear.html]. Voltamos à paráfrase hoje, para dialogar sobre a importância da mesma com o Maicon Silva Costa. 
   Entre as muitas formas de enriquecer o texto acadêmico-científico, estão o diálogo de autores e a profundidade da compreensão do acadêmico sobre as teorias analisadas. 
  Na medida em que a análise dos conceitos vai sendo feita, assim como as comparações possíveis entre si, ao parafraseá-los, o mestrando poderá expressar toda a sua compreensão, com suas próprias palavras.
  Outra característica importante do uso da paráfrase consiste em evitar o excesso de citações diretas, o que não costuma ser bem vindo pelas universidade. E é bem compreensível, afinal, trata-se de um novo texto. Neste sentido, a paráfrase vai permitir que a visão e interpretação do aluno/pesquisador seja demonstrada.
 Respondendo à pergunta do Maicon, eu considero a paráfrase uma excelente ferramenta para todo tipo de texto acadêmico, especialmente para uma dissertação de mestrado, tornando-a mais apreciável, porque permite ao aluno/pesquisador que apresente sua visão e reflexão sobre tudo o que pesquisou. 
Um abraço!
Regina Del Buono 

sábado, 7 de fevereiro de 2015

domingo, 1 de fevereiro de 2015

A Pesquisa Ação ou Qualitativa e o Estudo de Caso

Boa tarde!
  Ao elaborar um texto acadêmico-científico com base em Estudo de Caso, o aluno/pesquisador está optando por realizar uma pesquisa ação. Em meu artigo datado de 17 de março de 2013, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/03/pesquisa-acao-pesquisa-de-campo-ou.html], foram publicados conceitos e definições de importantes autores sobre a coleta de dados onde os fatos acontecem: na vida real. Voltamos a este assunto hoje, para esclarecer que o Estudo de Caso está inserido na metodologia de pesquisa qualitativa (ou pesquisa ação), assunto que está gerando algumas pequenas dúvidas para a Ana Maria Revian.