domingo, 30 de agosto de 2015

Os Critérios de Inclusão e Exclusão de amostras para uma Pesquisa de Campo

Olá!
   Os Critérios de Inclusão e Exclusão são informações que costumam ser exigidas em textos acadêmico-científicos elaborados como Pesquisa de Campo, de universitários pertencentes aos cursos da área de Saúde. Este artigo dá continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].

sábado, 29 de agosto de 2015

domingo, 23 de agosto de 2015

Como definir a população alvo de amostra para uma Pesquisa de Campo?

Bom dia!
  Elaborar uma Pesquisa de Campo implica em definir o local ou instituição onde o problema investigado através do tema em desenvolvimento esteja ocorrendo. Implica ainda em definir a população que será observada, ou seja, o público-alvo dessa amostra. Este artigo dá continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].

sábado, 22 de agosto de 2015

O menino rico infeliz ... Umberto Eco e Marisa Bonazzi

"Ricardo jogou longe o livro que estava lendo. 
Aborrecia-se, embora tivesse muitas coisas bonitas. 
Morava numa casa luxuosa, possuía uma infinidade de brinquedos caros,
mas não conseguia fazer um amigo. 
Seus colegas aceitavam uma vez, apenas, seus convites, porém, não voltavam mais.

domingo, 16 de agosto de 2015

A Pesquisa de Campo e o Período da Coleta de Dados

Bom dia!
   Para que uma Pesquisa de Campo (ou Qualitativa) seja realizada é necessário que existam dados a serem analisados e tabulados, que permitam ao aluno/pesquisador concluir algo a respeito de determinada realidade. Este artigo dá continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].

sábado, 15 de agosto de 2015

A ideologia da classe dominante... Ma. Lourdes C Deiró Nosella

"[...] O mundo da educação está dividido entre os que têm e os que não têm problemas econômicos, sendo estes últimos os favorecidos pela "providência divina" social e cultural." [...]


As oportunidades no mercado de trabalho para as crianças que não frequentam escolas, quando se tornarem adultas, estarão cortadas ou bastante limitadas a empregos de ordenados baixos, já que não possuem as qualificações educacionais que só a escola confere com seus ensinamentos e diplomas. 

As crianças que pertencem à classe dominante possuem vantagens de condições sociais prévias, derivadas do estilo de vida que levam. Podem ter boa alimentação, estimulação psicofisiológica em faixas etárias adequadas; ensino qualitativamente superior, motivação adequada para aspirações profissionais elevadas, etc.. 

Tais vantagens garantem-lhes êxito escolar, e serão consideradas "naturalmente superiores", inteligentes, "bem dotadas". Terão, ainda, maiores possibilidades de sucesso profissional, pois estarão preparadas para ocuparem os melhores empregos oferecidos pela sociedade. 

[...] A ideologia da classe dominante, portanto, valoriza o desempenho e a conclusão escolares. As pessoas que possuírem as melhores e mais extensas qualificações escolares terão melhores oportunidades de bons empregos e bons salários. Essas pessoas deverão, consequentemente, pertencer à classe social privilegiada, pois só esta possui condições econômicas para oferecer às suas crianças tão dispendiosas qualificações. 

É criado um "círculo vicioso" que, por meio do conteúdo educacional e de outros aspectos da estrutura escolar, manterá e legitimará o status quo, isto é, a superioridade da classe social dominante. Tal classe mantém escolas particulares que administram a seus filhos um ensino de qualidade superior em relação ao ministrado, geralmente, pelas escolas públicas [...]. "

Nosella, Maria de Lourdes Chagas Deiró. 
trecho do livro - 
As Belas Mentiras: a ideologia sujbacente aos textos didáticos. 

Coleção: Educação Universitária. 
8.ed. São Paulo: Moraes, 1981, p. 61-62 

domingo, 9 de agosto de 2015

O Local onde realizar a Pesquisa de Campo

Bom dia!
   A Pesquisa Científica pode ser elaborada enquanto Pesquisa de Laboratório (in vitro) ou Pesquisa de Campo (in situ), sendo que cada uma delas exige um local diferente. Se o aluno/pesquisador optar pela realização de uma Pesquisa de Laboratório, esta deverá ocorrer a partir de uma série de condições artificiais, como temperatura, pressão, concentrações e quantidades (como amostras, por exemplo), tempo, equipamentos, etc., todas controladas pelo pesquisador. Este artigo dá continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].

sábado, 8 de agosto de 2015

domingo, 2 de agosto de 2015

A Pesquisa de Campo e o Desenho do Estudo

Bom dia!
  Falar em Desenho do Estudo significa, em primeiro lugar, definir o problema (ou pergunta) a ser investigado pelo tema escolhido e os objetivos da pesquisa. Este artigo dá continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].

sábado, 1 de agosto de 2015