terça-feira, 1 de maio de 2012

Importância do Projeto de Pesquisa para TCCs: é obrigatório?

     Boa noite!
    É comum nos cursos de graduação que algumas universidades exijam que o aluno elabore iinicialmente um Projeto de Pesquisa, ao invés de redigir diretamente a monografia.
     O Projeto de Pesquisa pode receber algumas denominações diferentes, de acordo com a universidade, que são: Pré-Projeto, TCC I, ou Qualificação.
     A finalidade dessa exigência é iniciar o acadêmico a compreender as necessidades e etapas necessárias à elaboração da monografia, iniciando pelo projeto.
     Para explicar de uma forma bem simples, o projeto de pesquisa é uma proposta singular sobre a monografia a ser desenvolvida no momento seguinte.
  Ou seja, através do Projeto, o universitário irá propor o tema que pretende desenvolver, os autores consultados, o problema, hipótese e justificativa da pesquisa, os objetivos e a metodologia adotada para sua elaboração, os quais serão desenvolvidos posteriormente, quando da elaboração do TCC.
    Em outras palavras, o projeto é uma proposta que, se aprovada integralmente, ou ainda que sejam solicitados alguns ajustes, todos os elementos que constem do projeto serão aprofundados posteriormente, quando for elaborada a monografia.
  Vale ressaltar que, para elaboração do Projeto de Pesquisa, assim como para a Monografia, o acadêmico deverá verificar, no portal da universidade, ou com seu orientador, qual a Metodologia Científica (modelo) deverá seguir.
   Algumas universidades desenvolvem metodologias separadas para redação do Projeto de Pesquisa e da Monografia, as quais apresentam, em síntese, exigências semelhantes.
Um abraço e boa semana.
Regina Del Buono

0 comentários:

Postar um comentário