domingo, 19 de maio de 2013

Como fazer o Resumo da Monografia seja ABNT ou VANCOUVER - NBR 6028/2003

   Bom dia!
É comum que muitos acadêmicos tenham dúvidas sobre Como Fazer o Resumo da Monografia, Teses e Artigos Científicos, sendo importante atentarmos para a NBR 6028/2003 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Sendo assim, o post de hoje traz as dicas que podem (e devem) ser aplicadas para quem estiver seguindo as normas da ABNT ou as de VANCOUVER, tanto faz. Muitos alunos fazem um resumo do conteúdo do trabalho, mas isto não atende ao objetivo deste item, já que este resumo especificamente, deve conter basicamente 4 pontos específicos, que são: o que? (explicitar o título da monografia);  por quê? (o motivo de ter sido escolhido); como foi elaborado? (o tipo de pesquisa elaborada -quantitativa ou qualitativa- e técnicas utilizadas, e ainda, quais foram os meios utilizados para o levantamento do material adequado); conclusão? (a verificação ou constatação sobre tudo o que foi lido, analisado e desenvolvido ao longo do seu texto).    
  O resumo de monografias de graduação e pós-graduação deve conter até 250 palavras (o mais próximo possível disto), o que permite que sejam apresentados os conceitos e definições estabelecidos por 1 ou 2 marco(s) teórico(s) (autores mais importantes) sobre o tema central do TCC. Já as dissertações e teses de mestrado e/ou doutorado, devem conter entre 500 a 1000 palavras, o que exigirá que o acadêmico aborde alguns outros autores consultados (ou que aprofunde a teoria dos principais teóricos), assim como demonstre suas reflexões pessoais sobre essas teorias. No caso de artigo científico, o resumo restringe-se ao máximo de 150 palavras, não mais que isto. Todo resumo (seja monografia, tese, artigo) deve ser configurado segundo o parágrafo americano (sem recuos nem novos parágrafos), redigido em um bloco único, como no formato deste artigo, e espaçamento de 1 cm. Sendo o resumo um dos últimos itens da monografia a ser elaborado, deverá ser redigido com o verbo no tempo passado, uma vez que seu texto  já estará pronto. 
  Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer seu resumo, escreva para mim, e eu retornarei assim que possível.
Regina Del Buono

94 comentários:

  1. Muito esclarecedor o seu texto, me ajudou bastante. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei quem vc é, mas eu fico mt contente em poder ajudar a melhor compreender a função do Resumo no contexto do trabalho acadêmico-científico. Boa sorte, obrigada por escrever prá mim, receba um super abraço!!!

      Excluir
    2. obrigada por responder a minha preocupação.

      Excluir
  2. Obrigado pela publicação me auxiliou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Rafael. Que bom que colaborei na sua compreensão sobre este item importante da monografia, que é o Resumo. É através dele que outros acadêmicos poderão resolver continuar lendo o seu texto, caso existam assuntos do interesse do tema dessas pessoas. Você sabe como o levantamento bibliográfico dá trabalho, não é mesmo? Boa sorte, muito sucesso, obrigada por me escrever! Super abraço.

      Excluir
  3. Boa Tarde. Ainda náo consegui entender como se elabora o resumo, me atentei aos 4 pontos citados no artigo, porém mesmo assim continuo com dificuldade para faze-lo tendo em vista que [e pouco espaco para escrever tudo que se pede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcela, se desejar, envie o rascunho de seu resumo para que eu possa observar sua dificuldade,ok? Meu email é: abntouvancouver@gmail.com.
      Super abraço!

      Excluir
  4. Gostei muito! Clareou mesmo! Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodolfo, que bom que vc gostou, espero ter colaborado com vc, para finalizar seu texto com mais precisão. Se precisar de mais informações, escreva para meu email, ok ? Obrigada pelo elogio e por vir até aqui, comentar. Super abraço!!!

      Excluir
  5. Esclarecedoras por demais suas orientações sobre elaboração de resumo. Farei o meu com base nelas. Seu site já está como favorito, o visitarei sempre. Muito obrigado pela ajuda. Gostaria de algum material sobre COMO DEFENDER O TCC (APRESENTAÇÃO); se for possível é claro.
    Valdecir Ribeiro dos Santos - Marília-SP. (Unesp-4º. Biblioteconomia)

    ResponderExcluir
  6. Olá, Valdecir. Agradeço pelos elogios e favoritar meu blog, e fico contente em poder colaborar para esclarecer melhor sobre o resumo de sua monografia. Quanto ao modelo da apresentação em slides a ser levado à banca examinadora, peço que escreva para meu email. Super abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei te achar!!! Ainda não escrevi meu resumo e nem a introdução pois não fiz a pesquisa ainda. Ficaria feliz se pudesse ler meu resumo, ficaria mais tranquila. E quanto à introdução também estou meio perdida.
    Meu nome é Silvana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvana. Eu fico muito contente por ter colaborado para que você compreenda melhor a função de cada item da monografia. Caso precise de dicas ou de acompanhamento particular, p.f., escreva para meu email e eu responderei tão logo possível. Eu agradeço muito pelo "adorei te achar!!", achei uma gracinha! Feliz 2014, saúde, sucesso, luz!!! Abração!

      Excluir
  8. Ajudou muito, seu texto é bem esclarecedor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adrielly, agradeço pelo elogio, e fico contente em poder transmitir alguns pequenos conceitos, dirimindo as dúvidas que possam persistir. Embora exista muito material sobre Metodologia Científica de alta qualidade, por vezes, explicitar o quando e como pode colaborar para que as pessoas alcancem os resultados tão esperados e exigidos pelas universidades! Se precisar de alguma dica ou de acompanhamento, pf., escreva para mim, ok ? Que você tenha um Super 2014, com saúde e muitas realizações!!! Abraço!

      Excluir
  9. Olá estou fazendo a monografia da minha pós graduação e quero saber se preciso colocar resumo antes da introdução ou em algum lugar? Dúvida cruel porque na minha graduação eu fiz em forma de artigo. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! De fato, tanto para artigos como para monografias, ou teses, deve-se elaborar um resumo, cujo tamanho pode variar na quantidade de palavras. No caso da pós-graduação, será possível escrever um resumo com até 500 palavras, mas você poderá ter certeza desse detalhe, consultando a metodologia de sua universidade, ou perguntando ao seu orientador. Já no caso dos artigos científicos, deve-se elaborar um resumo com no máximo, 150 palavras, conforme o caso. Um abraço!

      Excluir
  10. Ai que bom ... obrigada pelo esclarecimento!!!

    ResponderExcluir
  11. Grata! Gratidão elevada a oitava potência!

    ResponderExcluir
  12. Grata! gratidão elevada a oitava potência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou! deixe-me ao menos o seu nome, boa sorte!!!

      Excluir
  13. Muito bom, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo(a), de nada, boa sorte, que tenha sucesso com seu texto. Abraço!!

      Excluir
  14. Olá, Regina! Gostei muito do seu texto, as informações são esclarecedoras. Mas, eu ainda tenho uma dúvida, estou fazendo a monografia da especialização e não lembro ao certo se há um número mínimo e máximo para as palavras-chave, você sabe me informar?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Suellen, obrigada pela visita e pelo comentário. Na verdade, deve-se incluir de 3 a 5 palavras-chave, no máximo, seja o texto de graduação, especialização ou níveis acima. Vale ainda usar uma expressão composta de 2 palavras, que será considerada como 1 palavra também. Penso que é importante identificar as palavras que expressem a ideia principal do seu tema, sendo possível incluir apenas 3 palavras, se usada uma expressão. Estou à sua disposição, caso necessite da revisão de seu texto, bastará escrever para o meu email, ok? Super abraço, muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela resposta, Regina. Vou tentar reduzir as palavras-chave, não sei se vou conseguir, mas qualquer coisa eu escrevo para o seu e-mail. Obrigada mais uma vez. Abraço!

      Excluir
  16. Oi Regina! Muito bom seu texto parabéns! Mas, me tira uma duvida se possível. Um resumo deve conter entre 250 a 500 palavras, incluindo três importantes conteúdos, quais são eles?

    ResponderExcluir
  17. Oi, Grasielle, obrigada pelo comentário (e elogio!) Valeu!! Bem, com relação aos "3 importantes conteúdos" mencionados por você, eu desconheço. O que tenho lido, observado nas exigências de orientações de diferentes localidades brasileiras é que o Resumo deve levar o leitor a abrir e ler o texto por inteiro. Dessa forma, deve apresentar os 4 pontos que mencionei em meu artigo: Tema, Problema investigado, Metodologia e Resultados. Enquanto os textos de graduação (e de pós-graduação) costumam ser exigidos com até 250 palavras, aqueles elaborados para especializações acima destas, como tese ou dissertações de mestrado, poderão ter o tamanho maior, contendo de 500 a 1000 palavras. Neste sentido, o acadêmico perguntará: como fazer isto? Simples: existe mais espaço e liberdade para que mais teorias sejam mencionadas no resumo. Espero ter esclarecido suas dúvidas, mas caso eu não tenha conseguido, por favor, escreva para o meu email, ok? meu endereço é: abntouvancouver@gmail.com
    Super abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Regina. Esclareceu sim... Caso eu tenha mais alguma duvida volto a te procurar.
      Obrigada pela atenção.
      Abraços!!!

      Excluir
    2. Oi, Grasielle, que bom que esclarecemos tudo. Posso convidá-la para curtir minha página no facebook? Um abraço!!!

      Excluir
    3. Pode convidar sim Regina. Será um prazer. Abraço!!!

      Excluir
    4. Grasielle, curta minha página do face, ok ? super abraço!

      Excluir
  18. Muito esclarecedor o resumo, obrigado. Posso lhe enviar o que eu fiz para a minha monografia para uma correção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro, obrigada pelo elogio. Quanto ao seu resumo, poderei revisá-lo sim, por favor, mande-o para o meu email, que vc já deve ter: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço!

      Excluir
  19. muito legal me ajudou bastante... obg!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc não deixou o seu nome, mas desejo que tenha boa sorte! um abraço!

      Excluir
  20. Oi Dona Regina Del Buono, muito obrigado, seu texto foi de grande valia para o aperfeiçoamento do meu trabalho (uma monografia), e saiba que a senhora é uma grandiosa e especial pessoa, visto que se esforça para ajudar àqueles que têm dificuldades na elaboração de seus trabalhos, deu para perceber isto com os poucos comentários que li sobre você e as suas respostas incentivadoras. Por favor, continue assim, o mundo precisa de pessoas que fazem a diferença como a senhora.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Deigivan, eu fico muito contente por ter colaborado para vc sanar suas dúvidas, e agradeço imensamente pelas suas palavras, vc é muito gentil! Sucesso, muita sorte prá vc! Abração!!!

    ResponderExcluir
  22. Professora Regina, "ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tivesse amor....": O amor tem seus disfarces, pode vir em forma de um abraço sincero, de um sorriso largo, mas quando ele quer realmente mostrar sua verdadeira face, coloca pessoas como vc para estender as mãos e transmitir o que sabe para pessoas fragilizadas e sedentas de um esclarecimento recheado de carinho.
    Obrigada pela clareza na explicações e parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  23. Alba, muitíssimo obrigada pelas palavras e pelos elogios, eu fico muito contente em poder clarear alguma coisa que seja possível. Muito sucesso, super abraço!!!

    ResponderExcluir
  24. Muito boom! parabéns ;) Deus abençoe

    ResponderExcluir
  25. Obrigada. Estou fazendo a minha monografia. Isso vai me ajudar muito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo Blog: utilíssimo. O texto sobre resumo "caiu como uma luva" rs, esclarecedor. Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo, que bom que foi útil!
      Estou à disposição caso precise da revisão, ok ? Sucesso!!!

      Excluir
  27. olá, obrigada pelas dicas! Mas ainda preciso de uma revisão eu acho! Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Thais Bragaia, tudo bem ?
      como posso ajudá-la?
      mande-me suas dúvidas por email, ok ?
      um abraço!!

      Excluir
  28. Professora Regina, agradeço sua exposição de como fazer um resumo, vai me ajudar bastante no meu TCC, pois estava um pouco perdido em como fazê-lo, no entanto, acho que agora tenho o caminho. Mas ainda tenho uma dúvida, quanto ao resumo em língua estrangeira, teria algum problema em ser traduzido para o Esperanto? E poderia mandar o rascunho do meu resumo para que a senhora desse uma revisada? Desde já lhe agradeço a atenção. Clélio Galvão.

    ResponderExcluir
  29. Olá, Clelio, eu fico contente em poder colaborar para diminuir ou eliminar as dúvidas, que bom! Já com relação ao resumo em esperando, peço que visite meu artigo de hoje, 18.05.14. Boa sorte, um abraço!!!

    ResponderExcluir
  30. Olá, Clelio, corrigindo: seu resumo em esperanto... por favor, visite meu artigo de hoje, 18.05.14. Boa sorte, um abraço!!!

    ResponderExcluir
  31. Olá Regina! Estava procurando algo sobre orientações para resumo de TCC e encontrei seu artigo, que aliás é bem interessante. Meu problema é que tenho uma enorme dificuldade em montar textos, e não sei nem por onde começar.
    Estou no término de um tcc sobre Viabilidade na criação de novos negócios, e agradeceria se pudesse me dar algumas dicas.
    Abraços!
    João

    ResponderExcluir
  32. Olá, João, agradeço pelo elogio. Sugiro q vc que escreva para o meu email, para podermos verificar suas dificuldades na concepção da monografia, o que poderá permitir que vc redija cada etapa de seu TCC da melhor forma. Meu email é: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço!

    ResponderExcluir
  33. ola regina.. estou finalizando minha monografia e estou na parte do resumo e li as suas dicas, só que gostaria de ter uma analise melhor. teria como lhe enviar? Boa noite. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite, Fernando, sugiro que você envie seu texto para análise para meu email, anote-o por favor: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço!

      Excluir
  34. Olá Professora, boa noite, preciso muito de algumas dicas para com meu trabalho, meio que estou fazendo só... Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prá você que não deixou o seu nome, eu poderei dar-lhe dicas, mas pediria que escrevesse para o meu email, explicando quais são as suas dificuldades. Meu endereço é: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço, até lá!

      Excluir
  35. Regina Del Buono por favor me ajude a fazer um resumo contido no trabalho academico sobre a copa do mundo fifa 2014...ja tentei e nao consigo.....desde ja agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, eu sugiro que você escreva a seu modo o resumo e que o mande para o meu email, para que eu possa analisá-lo; entretanto, para corrigi-lo, precisarei analisar o texto inteiro, você concorda? um abraço!

      Excluir
  36. ola, professora
    sou maria nao estou conseguindo escrever a introducao do meu
    tcc o tema e gravidez na adolescencia, preciso de umas dicas.
    sendo atendida agradeco-lhe.
    maria

    ResponderExcluir
  37. Regina estou com uma tremenda dificuldade para elaborar meu resumo. Parece que meu cérebro travou....rsrs. Se puder me ajudar, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  38. Me esclareceu bastante na questão de como fazer o resumo e a conclusão!

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  39. Regina, é de textos assim que deveríamos ter mais acesso, simples e bem esclarecedores. Parabéns!!! mas ainda tenho uma dúvida com relação ao resumo, é obrigatória a repetição do resumo em inglês? pode ser feito em outro idioma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia a você que não registrou seu nome aqui, mas mesmo assim, deixou esses elogios seu comentário deixado prá mim, eu fiquei mt feliz!
      Sobre a sua dúvida, eu publiquei em 18 de maio de 2014 um artigo sobre a versão do resumo, que normalmente é exigida sim, pela maioria das universidades. Sugiro que acesse o artigo, mas se ainda ficar com alguma dúvida, por favor, escreva para o meu email, ok ? Segue o link: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/05/como-escolher-o-2o-idioma-do-resumo-da.html].
      Um abraço!!

      Excluir
  40. Obrigada , vc me ajudou muito .

    ResponderExcluir
  41. muito bom, me ajudou bastante, muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prá vc que passou por aqui mas não deixou o nome.... que bom que gostou, o objetivo era tentar deixar mais fácil a compreensão sobre o resumo e seu papel no contexto da monografia, e se deu certo, eu fico bastante contente... boa sorte, abraço!!

      Excluir
  42. OI...me ajudou bastante...mas tenho duvida...
    O que é conceito-chave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Pedagogia Sumaré, você deve estar se referindo ás "palavras-chave". Seria isto? São os descritores, as palavras mais importantes que você deverá utilizar nas buscas eletrônicas, para localizar obras e autores que abordaram assuntos relacionados ao tema sobre o qual você vai escrever. Se você tiver outras dúvidas, ou se ainda restou alguma, escreva para o meu email: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço!!

      Excluir
  43. Olá Regina, muito bom o seu texto. Vai me ajuadar bastante.

    ResponderExcluir
  44. OI, João Pedro, que bom que meu artigo ajudou em algo, desejo boa sorte com seu texto. Super abraço!

    ResponderExcluir
  45. Olá Regina, estava procurando dicas para me auxiliar com a formatação de um TCC e encontrei seu site, gostaria de saber se a senhora teria algum material específico em formatação e se há como e se é possível me passar algo a respeito para que pudesse me esclarecer eventuais dúvidas nesta questão?

    ResponderExcluir
  46. Bom dia, caroline, tudo bem? em princípio, eu tenho procurado detalhar em meus artigos os passos e informações necessárias para a elaboração dos textos acadêmico-científicos. existem muitos artigos publicados, alguns deles específicos sobre a formatação do texto. caso esses artigos não atendam às suas dúvidas, eu pediria a você que escreva para o meu email: abntouvancouver@gmail.com, para tentar ajudá-la. mas esclareço que apostilas ou materiais outros eu não tenho para fornecer. eu fico aguardando o seu contato, receba o meu abraço!

    ResponderExcluir
  47. Gratidão pela colaboração. Com a sua explicação eu pude esclarecer as minhas dúvidas! Eu lhe desejo muita luz para poder nos iluminar cada dia mais. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu fico contente em poder colaborar com os acadêmicos empenhados em desenvolver seu texto científico. E agradeço muito pelas suas palavras,replicando esses votos para você! Sucesso!

      Excluir
  48. Muito obrigado pelo seu site… uma pena que só encontrei agora, na fase de qualificação do doc… estou terminando meu resumo, mas bem insegura… poderias ler?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol Barros, tudo bem? Sugiro que escreva para o meu email: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço!

      Excluir
  49. Muito obrigada pelos esclarecimentos! Gostaria de saber se o segundo idioma do resumo deve ser o ingles ou pode ser espanhol ou frances, por exemplo? Esse resumo é realmente obrigatorio? Desde ja abradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Lana Verdan, sim, o resumo é um item obrigatório dentro do texto acadêmico-científico, conforme estabelece a NBR-ABNT 6028/2003. É fundamental para apresentar ao leitor, os elementos que o farão abrir e ler o texto inteiro, o Resumo de uma monografia ou artigo científico norteiam a seleção de materiais bibliográficos. Caso você ainda tenha alguma dúvida, escreva para o meu email: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço!

      Excluir
  50. A quantidade de palavras do resumo conta na quantidade total de palavras para atingir o tamanho mínimo do artigo?

    Desde já agradeço"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, conforme o tipo de texto acadêmico que você estiver produzindo, seu resumo deverá ter uma variação no total de palavras, ou seja, se for um artigo científico, deverá conter até 150 palavras, ou uma monografia, até 250 palavras. O total de palavras do resumo irá representar um espaço maior ou menor em seu artigo, mas não pelo total de palavras, mas devido ao espaço que irá ocupar no conjunto de seu artigo. Se você tiver outras dúvidas, sugiro que você escreva para o meu email: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço.

      Excluir
  51. Bom dia, pode esclarecer mais quanto a norma de redigir no passado.

    ResponderExcluir
  52. Bom dia,
    Gostaria de saber como posso fazer o meu Resumo?

    ResponderExcluir
  53. Regina, você poderia me tirar uma dúvida quanto ao tipo de parágrafo (americano ou tradicional) a ser usado na monografia? É permitido usar o parágrafo americano no texto? (Nesse caso não no resumo, mas em todo o texto, introdução, capítulos ..). Meu TCC já está pronto e meu orientador pediu pra verificar isso, mas não consegui encontrar nada que dissesse se é permitido usar o parágrafo americano ou se o tradicional é obrigatório.

    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  54. OLÁ. BOA TARDE,
    SEU COMENTÁRIO AJUDOU MUITO, MAS TENHO ESBARRADO NO POUCO ESPAÇO DISPONÍVEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde, Leilia, eu fico contente em colaborar. No que se refere ao espaço disponível, acredito que você poderá ir reduzindo as informações, de acordo com o tipo de texto que vc desenvolveu, por exemplo, um trabalho de graduação ou se uma tese. É importante ainda mostrar o resumo que você produziu para o(a) seu(sua) orientador(a), para que opine. Se desejar, mante para o meu email, poderei fornecer uma análise. Meu endereço é: abntouvancouver@gmail.com Abraços!

      Excluir
  55. Boa tarde prof. Regina. Gostaria de agradecer pela atenção dada a mim, pois tirou todas as minhas dúvidas quanto a confecção do artigo, via e-mail. Muito obrigada pelas explicações. Você foi extremamente atenciosa e rápida. Ainda irei precisar de seus serviços. Em breve nos falaremos novamente. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, boa tarde, eu fico muito contente em colaborar para sua melhor compreensão sobre os itens em questão, estou à disposição. Abraços!

      Excluir
  56. Olá, Regina! Bom dia! Seu texto foi muito esclarecedor e sou muito grata por tê-lo compartilhado. Mas ainda tenho uma dúvida: na escrita do resumo, quando há um número mínimo e máximo de palavras, (ex: mínimo 250 e máximo 500) eu posso escrever 260 palavras, ou devo escrever 250 ou 500 palavras?
    Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thais, tudo bem? Sim, você pode elaborar seu resumo com 260 palavras, mas deve atentar-se para as exigências da metodologia científica de sua universidade, ou confirmar com seu orientador(a). Estou às ordens, e agradeço pelo elogio. Um abraço, boa sorte!

      Excluir