domingo, 12 de julho de 2015

A Pesquisa Bibliográfica - Quanto ao objeto de pesquisa

Bom dia!
   Segundo Rodrigues (2007, p. 7), a pesquisa bibliográfica é aquela que “recupera o conhecimento científico acumulado sobre um problema”. Este artigo dá continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].

   A Pesquisa Bibliográfica é classificada como pesquisa quantitativa, dadas as suas características investigativas, como o maior controle científico, a generalização, a comparação entre os materiais selecionados, e possibilidades de tabulação de dados estatísticos. Consiste no levantamento de todo tipo de material já publicado, impressos ou virtuais, entre eles, os livros, artigos, revistas especializadas, vídeos, filmes, documentos, etc..
   É desenvolvida como tipo de pesquisa, assim como para fundamentar estudos que optem pela realização de pesquisa de campo. Neste sentido, Appolinário (2006) defende que, praticamente, inexiste uma pesquisa puramente quantitativa ou qualitativa, uma vez que se completam uma à outra. 

Um abraço!
Regina Del Buono
REFERÊNCIAS
RODRIGUES, William Costa. Metodologia Científica. FAETEC/IST, Paracambi, 2007.
APPOLINÁRIO, Fábio. Metodologia da ciência – filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Editora Pioneira Thomson Learning, 2006

0 comentários:

Postar um comentário