terça-feira, 22 de maio de 2012

Autores especializados em Metodologia Científica

     Olá. 
 Ao iniciar um Projeto de Pesquisa, ou a Monografia propriamente dita, é importante que o aluno identifique a metodologia a seguir, para poder verificar todas as exigências que o texto científico requer. Sabe-se que a principal característica do texto acadêmico-científico é o embasamento em teóricos, conceitos e definições que existem a respeito do tema e assunto que serão abordados ao longo do trabalho, sobre os quais o universitário  deverá redigir seu próprio texto.
 O estudante deverá identificar qual metodologia deverá seguir, ou com seu orientador, ou ainda, através do portal de sua universidade, devendo ser lida e interpretada com atenção aos detalhes, para ser melhor compreendida.
 Quando inexiste uma metodologia específica a seguir, o aluno poderá lançar mão de livros e autores especializados no assunto. 
 Para colaborar com essa busca, seguem indicações de alguns dos muitos autores de Metodologia do Trabalho Científico, a saber: 
- CERVO, Amado Luiz  e  BERVIAN, Pedro Alcino, SILVA, Roberto;  
- GIL, Antonio Carlos;
- JARDILINO, José Rubens, ROSSI, Gisele, SANTOS, Gérson Tenório;
- LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade;
- SEVERINO, Antonio Joaquim;
- VERGARA, Sylvia Constant.

   Ao pesquisar pelos autores sugeridos, o acadêmico poderá encontrar publicações em que eles trabalharam juntos ou separadamente, vale a pena conferir.
  Super abraço e até mais!
Regina Del Buono

3 comentários:

  1. são autores consagrados de metodologias científicas

    ResponderExcluir
  2. graças aos grandes pesquisadores tivemos muitas descobertas e .melhorou e muito a vida na sociedade.

    ResponderExcluir