sábado, 28 de julho de 2012

Metodologia VANCOUVER:Normas para Monografias e Artigos Científicos

Bom dia! 
 Hoje, darei início às publicações sobre as normas definidas pela Metodologia VANCOUVER, em alternância com os artigos que explicam as exigências da ABNT, para a elaboração de Monografias e Artigos Científicos. 
  Segundo Rother e Braga (2004, "durante o ano de 1978, editores de revistas médicas e autores de publicações da área biomédica reuniram-se na cidade de Vancouver (CANADÁ)", com o objetivo de padronizar as publicações e distribuição de relatos de estudos médicos de forma precisa, clara, acessível e uniforme. 
  Esse grupo elaborou e publicou um roteiro sobre o qual deveriam ser publicados, a partir daquela data, os novos artigos produzidos pelos profissionais da área de saúde, e ainda, sugeria a forma ideal para serem feitas as referências bibliográficas, segundo àquela que foi desenvolvida pela Biblioteca Nacional de Medicina - "National Library of Medicine" (NLM), produtora da base de dados Medline.
  A partir dessa padronização, foi formado o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas - "International Committee of Medical Journal Editors" (ICMJE), que posteriormente, procedeu à ampliação em revistas biomédicas" (ROTHER e BRAGA, 2004). 
  Até mais.
                                                                                                        
Regina Del Buono
Referências
ROTHER, Edna Terezinha; BRAGA, Maria Elisa Rangel. O NOVO ESTILO DE VANCOUVER: o que mudou nas referências. Artigo Publicado no Arq. Bras. Oftalmol. v.67 n.4 São Paulo jul./ago. 2004. Disponível em: [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492004000400025&lng=pt&nrm=iso]; acesso em 02 Jul 2012.
    

0 comentários:

Postar um comentário