segunda-feira, 30 de julho de 2012

Revisão de Artigos, Teses e Monografias...

Boa tarde!
   A Revisão de Monografias e TCCs é assunto importante, tanto no que se refere à Língua Portuguesa, quanto ao cumprimento das normas da ABNT ou Normas VANCOUVER, conforme adotada.
  Revisar Monografias, TCCs, Artigos Científicos e demais trabalhos acadêmicos implica em compreender o tema e todos os assuntos que foram desenvolvidos, corrigir eventuais falhas gramaticais ou de ortografia, verificar a coerência estabelecida pelo redator e reformular trechos ou ideias que possam estar confusas.
   Mas, fundamentalmente, a Revisão de Monografias e TCCs e revisões de outros textos em geral, deve prezar pela fidelidade aos assuntos e ideias neles expressos pelo autor.
  Entre os elementos exigidos para que um trabalho acadêmico-científico seja aprovado pela Universidade, estão o cuidado com:
1. Escolha do Tema da Monografia,
2. Definição da Estrutura ideal conforme o tema do TCC,
3. Bibliografia e autores identificados para sua elaboração,
4. Redação Impecável (coesão, coerência, gramática e ortografia),
5. Cumprimento das Regras da Metodologia: ABNT ou VANCOUVER.
           
   Segundo Ferreira (2008, p.708), o ato de revisar significa “rever, fazer novo exame” ou ainda, “ler procurando os erros e assinalando-os”.  O hábito de revisar é importante para todo tipo de texto: bilhetes, emails, memorandos, cartas, e, mais especialmente, de Monografias, TCCs, Artigos Científicos e Teses.
  Sob a ótica da Psicologia e Desenvolvimento Humano, Vygotsky (educador e psicólogo soviético) (1896-1934) defendia que a “linguagem é o instrumento de aculturamento que vem sendo construído historicamente”, por sua vez, expressada de forma verbal e escrita, caracterizando assim a Comunicação (PAULA e MENDONÇA, 2009).
  A palavra comunicação originou-se da expressão latina communis, cujo significado é o de tornar comum, partilhar, comungar (COGO, 2011).
   Nogueira, Baguês e Silva (2010) defendem que a comunicação:
[...] serve para que as pessoas se relacionem entre si, transformando-se mutuamente e a realidade que as rodeia. Sem a comunicação cada pessoa seria um mundo fechado em si mesmo. Pela comunicação as pessoas compartilham experiências, ideias e sentimentos. Ao se relacionarem como seres interdependentes, influenciam-se mutuamente e, juntas, modificam a realidade onde estão inseridas.
  É com base na importância que é dada à Comunicação (Oral ou Escrita) dos estudantes, especialmente dos acadêmicos, no que se refere ao cuidado com a redação do texto e ainda, com as questões que envolvem o bom uso da gramática e da ortografia, assim como da linguagem a ser utilizada, que deve ser simples, clara e objetiva.
 Quanto à estrutura do texto e demais aspectos da Língua Portuguesa, devem ser considerados: a coesão, a coerência, a lógica dos assuntos entre si, e a argumentação apresentada ao longo do texto. 
 Finalmente, a Revisão de Monografias, TCCs, entre outros textos, visa aos ajustes necessários ao cumprimento das regras e exigências da Metodologia Científica, seja ABNT ou VANCOUVER, tornando-se fundamental para os acadêmicos na fase de finalização de curso, para que obtenham maior sucesso com seu trabalho científico e para que sejam aprovados.
 Caso você esteja neste momento na fase de elaboração ou de finalização de sua Monografia e necessite de ajuda, escreva para mim, eu retornarei tão logo possível.  
   Até mais!           
Regina Del Buono

Referências        
COGO, Rodrigo. Oralidade como estratégia de interação. Publicado em 16/03/12. Disponível em: [http://www.aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=706&ID_COLUNISTA=18]; acesso em 20 Abr 2012.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o Dicionário da Língua Portuguesa. 7ª.ed.; Curitiba,PR: Ed. Positivo; 2008
NOGUEIRA, Karen Aline; BAGUÊS, Thiago Duarte Monteiro; SILVA, Maria Cristina Lopes da. Comunicação Empresarial: O Processo Comunicativo e as Barreiras à Comunicação Eficaz. Monografia apresentada ao Curso de Administração de Empresas do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, 2010. 
PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de; MENDONÇA, Fernando Wolff. Psicologia e Educação. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. 

15 comentários:

  1. A regina fez uma ótima revisão na minha monografia. Minha facul era muito rigida neste aspecto e enquanto varios outros alunos enfrentavam problemas com questoes ortograficas, abnt e de coerencia, sendo as vezes "gongados" na apresentação, minha monografia não teve um "a" para falar. Perfeita, indicada inclusive para simpósios. A funcao da monografia eh publicar uma nova bibliografia na area e deve seguir normas como em qualquer livro. É de extrema importancia até para a correta interpretacao do texto e das ideias ali apresentadas.

    Obrigada regina

    Leticia renna

    ResponderExcluir
  2. Oi, Letícia, agradeço pelo comentário, e pela confiança depositada em meu trabalho.
    Desejo a vc, muito sucesso!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  3. Indico o excelente trabalho da Regina, muito profissional, me ajudou na revisão, normas e contexto na monografia da pós graduação, ficou excelente!! grande beijo

    Andréa

    ResponderExcluir
  4. bom dia, Andréa, agradeço por sua visita, pelas indicações sobre meu trabalho, e especialmente pela confiança.

    desejo muito sucesso!

    super abraço!

    ResponderExcluir
  5. Indico o trabalho da Regina, uma pessoa muito profissional que me ajudou ba elaboraçao da minha monografia, colocando de acordo com as regras da abnt, corrigindo os erros ortograficos e tudo mais... O trabalho saiu perfeito!!
    Indico o seu serviço...

    Obrigada Regina

    Yasmin

    ResponderExcluir
  6. Oi, Yasmin, eu agradeço muito por sua visita, pelas palavras, pela confiança e pelas indicações também!
    Eu desejo a você muito sucesso nessa nova etapa, e espero que mantenhamos contato.
    Super abraço!

    ResponderExcluir
  7. A Regina é uma excelente profissional, super indico o trabalho dela pois, auxiliou na elaboração do TCC de meu esposo contribuindo e muito pra sua aprovação.Obrigada por tudo Regina.

    ResponderExcluir
  8. Quem precisar de ajuda de uma grande profissional, procure a Regina, que além de tudo é uma grande pessoa. Detalhista, inteligente, coerente, responsável, em fim....vale a pena conferir!!!!!!!!!!
    Regina, sucesso sempre!!!! Bjs.
    Mônica.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, querida Mônica, fico muito contente e agradeço imensamente por suas palavras de carinho e incentivo.
    Eu também desejo a você, muita sorte, sucesso e saúde!
    Super abraço!

    ResponderExcluir
  10. Excelente, muito esclarecedor, tem me auxiliado grandemente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Priscila, agradeço muito por suas palavras doces e incentivadoras. Eu tenho me esforçado para publicar explicações claras e objetivas, para atingir exatamente esse objetivo: colaborar para que meus leitores possam desenvolver textos que atendam aos fins a que se destinam. Desejo a você muitas realizações. Super abraço!!!

      Excluir
  11. Ola Regina, meu nome é Andreia, não nos conhecemos pessoalmente, mas gostaria de lhe agradecer novamente pela ajuda, na verdade super ajuda que você nos proporcionou no semestre passado. Simplesmente estávamos perdidos em fazer e montar o trabalho, mas graças a seu auxilio, seu trabalho e competência o trabalho ficou excelente.
    Mais uma vez muito obrigado.

    Andreia Vigido dos Santos ( amiga do Glauber )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Andreia, eu fico muito contente por suas palavras, e principalmente, por ter dado tudo certo. Super abraço e muito sucesso a todos vcs!!!

      Excluir
  12. Como a Andreia disse, graças a sua ajuda, dedicação, conhecimento e profissionalismo, conseguimos entregar um trabalho de excelente qualidade conforme todas as normas técnicas necessárias da abnt e exigência da faculdade.
    E como se não fosse o bastante, além de ajudar com o trabalho e revisá-lo, ainda me deu uma ótima aula relacionada em como montar uma monografia digna de uma nota 10.

    Obrigado Regina por seu excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauber, obrigada pelas suas palavras e pelo carinho. Super beijo!

      Excluir