domingo, 19 de agosto de 2012

Como fazer o Levantamento de Autores para a Bibliografia de sua Monografia?

Bom dia!
 Para fazer adequadamente as Referências Bibliográficas de sua Monografia, seja pela Metodologia ABNT ou VANCOUVER, é importante o cuidado com o levantamento de autores demais fontes bibliográficas para o embasamento correto de seu trabalho científico, sendo necessária a aprovação de seu orientador.
 É fundamental que seu orientador opine sobre as fontes selecionadas por você para fundamentar seu texto, pois se você seguir em frente sem que ele as aprove, você poderá ter sérios problemas quando apresentar o texto pronto, pois se fontes e autores forem desaprovados, você deverá retirá-los ao longo do texto inteiro, desestruturando seu trabalho como um todo. Pense ainda no tempo transcorrido e a proximidade do final do prazo para entrega final.
 Para iniciar seu trabalho acadêmico –seja monografia, artigo científico ou tese, serão os passos iniciais que nortearão o desenvolvimento, e ensejarão o sucesso dessa tarefa:
 1. escolher o tema;
 2. definir a estrutura do trabalho (assuntos que serão desenvolvidos em seus capítulos);
 3. aprovação do orientador para ambos;
 4. levantamento da bibliografia que embasará o trabalho (incluídos livros, revistas técnicas, artigos científicos e demais pesquisas virtuais);
 5. aprovação do orientador para o material selecionado.


É tão importante a identificação dos autores especializados nos assuntos afins de seu texto acadêmico quanto a escolha do tema da Monografia, pois serão a base sobre a qual tudo será elaborado.
 Por isso, o levantamento bibliográfico é um momento de muita dedicação, tanto para a busca desses materiais, como sua análise e interpretação, pois você deverá escolher somente os assuntos e autores que realmente interessam ao seu tema, e mais, pergunte diretamente ao seu orientador se são aceitos e se podem ser utilizados por você.
 Os artigos relacionados a este assunto tão importante são:


 Bom domingo, excelente semana! 
Regina Del Buono

0 comentários:

Postar um comentário