sábado, 22 de setembro de 2012

Como Formatar Monografias segundo VANCOUVER

Olá!
   Artigos e monografias baseados nas regras da Metodologia VANCOUVER costumam ser exigidos em vários cursos da Área de Saúde (como Enfermagem, Fisioterapia, entre outros), seja para a graduação e/ou especializações.
   São monografias que devem ser elaboradas em texto corrido, com o máximo de 30 páginas, incluindo: Pré-texto, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências.
   O levantamento de autores para servir como fontes de consulta deve ser composto basicamente de artigos científicos e revistas especializadas (meios eletrônicos), em uma proporção de 70% do total de autores localizados, enquanto os 30% restantes devem ser livros especializados no assunto, entre publicações nacionais e internacionais. 

   É fundamental que o levantamento de teóricos para as Monografias da Área de Saúde seja feito nas seguintes bases de dados:

a)LILACS: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde [www.lilacs.bvsalud.org]; 

b) NLM: ”National Library of Medicine” - [http://www.nlm.nih.gov/]; 

c) SciELO: “Scientific Electronic Library Online” – Biblioteca Eletrônica de Periódicos Científicos Brasileiros - [www.scielo.br].

  Quanto à formatação do texto e configuração do documento, pode-se seguir o padrão ABNT, uma vez que a Metodologia VANCOUVER não define estes aspectos.
   Estes itens costumam ser exigidos da seguinte forma:


   A. configuração do documento:
   1. margens esquerda e superior: 3cm;
   2. margens direita e inferior: 2cm;
   3. fonte Times New Roman, padrão 12;
   4. entrelinhas de 2 cm; 
   

   B. uso do parágrafo americano: sem recuo; 
   5. não fazer citações diretas;
  6. todos os autores consultados para elaboração da monografia devem ser referidos por números ordinais, ao final da frase ou parágrafo, seguindo a ordem sequencial em que são mencionados;
   7. para elaborar as Referências Bibliografias, mencionar os autores referidos ao longo do texto em ordem numérica idêntica à ordem em que foram referidos dentro do texto.

   Como dica final, não deixe de verificar junto ao seu orientador, se o portal de sua universidade disponibilizou alguma apostila de Metodologia Científica específica, para você consultar ou se ele indicaria algum autor especializado de sua preferência. 

   Até breve. 
Regina Del Buono

                                                                                      

16 comentários:

  1. Profª Regina,
    obrigado, por enquanto.

    ResponderExcluir
  2. A dica sucinta e perfeita... Muito obrigado... (Paulo Cruz)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia, Paulo Cruz, que bom que gostou, se precisar de revisão, já sabe onde procurar. Um abraço!!

      Excluir
  3. Olá, gostaria de saber qual variação da norma usa recuo de 2,5cm, pois uma professora citou que o recuo era de 2,5cm e fiquei na dúvida, se alguém souber me responder ficaria grato. desde já obrigado

    ResponderExcluir
  4. bom dia. para responder a esta sua dúvida, eu publiquei nesta data, 21 de junho de 2015, uma nova explicação, falando sobre o recuo de parágrafos em textos que seguem a Metodologia VANCOUVER, espero tê-lo ajudado.

    se ainda ficar alguma dúvida, por favor, escreva para o meu email, cujo endereço é: abntouvancouver@gmail.com

    um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber se a numeração das referências vem antes ou depois do ponto final no parágrafo. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Fernanda Tais.
      Até onde eu sei, não existe uma regra para isto.Muitas pessoas inserem a numeração antes do ponto final, e muitas outras, depois dele. No meu entendimento, todas estão certas.
      Deve-se observar que, se o conceito de uma frase ou o parágrafo inteiro foi obtido a partir de determinado autor, pode-se inserir a numeração a ele correspondente depois do ponto final; por outro lado, se apenas uma expressão, dentro de um parágrafo, pertencer a determinado autor, deve-se colar a numeração nessa expressão, antes do ponto final.
      Para fornecer mais detalhes e exemplos, publicarei um artigo sobre isto no próximo domingo, mas se você ainda tiver outras dúvidas, não hesite em escrever para o meu email: abntouvancouver@gmail.com.
      Um abraço!!

      Excluir
  6. Ola boa noite gostaria de saber como faço pra colocar os numeros de referencia depois do numero 3 pois mei computador so tem ate o 3 em numero pequeno obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia, Ana, acredito que você esteja com dificuldades quanto ao uso do word, sugiro que peça a um(a) amigo(a) para dar-lhe explicações, estando ao seu lado. Caso queira, peço que escreva para o meu email, detalhando esse problema que está encontrando para que eu possa entender melhor e tentar ajudá-la. Meu endereço é: abntouvancouver@gmail.com Um abraço.

      Excluir
  7. olá Boa noite, gostaria de saber como coloco nas referencias no final do trabalho. Exemplo: referenciei BRASIL, 2010 no 3 seguindo o texto e mas a frente utilizei outro conceito de também BRASIL, 2010 na referencia 21 do texto corrido. É necessario repetir a mesma referencia ou tem algum meodo de coloca as duas juntas nas referencia do final do trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Maiara, o correto é manter uma única numeração para cada fonte utilizada, que deve constar na lista das Referências. Tantas vezes ela for mencionada, você deverá repetir o mesmo número. Caso você ainda tenha alguma dúvida, peço que escreva para o meu email, cujo endereço é: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço!

      Excluir
  8. Boa tarde! Gostaria de saber o espaçamento entre linhas e o espaçamento entre os parágrafos...obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia, Thaiz, lamento não ter recebido este seu comentário na época em que escreveu para mim.

      Excluir
  9. não consigo fazer meu trabalho academico nesse formato alguem me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sugiro que escreva para o meu email: abntouvancouver@gmail.com. Abraços

      Excluir