domingo, 18 de agosto de 2013

Como criar o problema da pesquisa?

Olá!
   A pergunta (ou o problema) de uma monografia está intimamente ligada ao tema. Para alguns acadêmicos, a escolha do tema dá-se diante de determinado questionamento pessoal ou profissional com o qual se deparam no dia a dia.
   O problema deve ser expresso sempre em forma de pergunta, que deverá ser respondida não somente através da hipótese, mas também a partir das ideias e teorias desenvolvidas ao longo do texto.
   Há casos de alunos que apresentam duas ou três perguntas, o que requer maior cuidado, uma vez que cada uma delas deverá ser devidamente respondida através dos conteúdos selecionados para embasar a fundamentação teórica. Neste caso, é preciso que seu orientador concorde com essa formulação. 
  A definição de alguns especialistas deixa clara a importância do problema a ser investigado pelo texto em desenvolvimento, como os exemplos que seguem. 
  Deve ser formulado com clareza e objetividade, devendo ser um "enunciado interrogativo" (ASTI VERA, 1974. p.94)
   Por sua vez, Richardson (1999, p.59-60), estabelece que "[...] um problema de pesquisa não pode estabelecer juízos de valor sobre o que é melhor ou pior em uma situação social".  
   Eu aconselho ao acadêmico que, ao definir o tema e o problema, que converse com seu orientador, para que juntos, possam chegar à formulação ideal.
   Até breve. 
Regina Del Buono

REFERÊNCIAS:
ASTI VERA, A. Metodologia da Pesquisa Científica. Porto Alegre: Globo, 1974, p.94. 
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999, p.59-60.

0 comentários:

Postar um comentário