domingo, 25 de agosto de 2013

Como formular a hipótese de sua monografia

Olá!
   A hipótese do problema de pesquisa requer cuidado em sua elaboração. Ao escolher o tema a desenvolver em seu trabalho, seja artigo, monografia, dissertação ou tese, normalmente o aluno já tem questionamentos pessoais sobre o assunto, sendo possível até mesmo que determinada dúvida ou problema o conduzam à escolha do tema.
   Segundo Larroyo (1975, p.143, apud SALOMON, 1994, p.197),
toda investigação começa com um problema. Uma lógica da investigação científica tem que tomar em consideração este fato. A ciência progride porque o homem de ciência, insatisfeito, lança-se à procura de novas verdades. Assim empenhado, o pesquisador primeiro suscita e propõe questões num determinado território do saber; depois, elabora um projeto ou um plano de trabalho destinado a dar resposta a seu problema. A aporética ou lógica do "interrogador científico" estuda as condições dos problemas válidos e das questões conexas.

    Acredito ser muito importante que o estudante tenha claro que o problema formulado deverá ser respondido ao longo da redação do texto, a partir dos autores selecionados e conceitos por eles estabelecidos. 
   Para Salomon (1994, p.200), "deve-se relacionar a pergunta com a resposta", as quais, evidentemente, envolvem conceitos, definições e construções abstratas."
Fique atento.
Regina Del Buono
Email: abntouvancouver@gmail.com
Skype: abntouvancouver2012

REFERÊNCIAS:
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1995. 

0 comentários:

Postar um comentário