domingo, 6 de outubro de 2013

Artigos Científicos segundo VANCOUVER e o Currículo Lattes

Olá!
  A diferença entre elaborar um artigo científico para ser apresentado em sua universidade ou aquele a ser publicado em revistas especializadas está nas regras da metodologia adotada para cada uma dessas finalidades.
    Hoje eu gostaria de reforçar quão importante é a identificação da metodologia a seguir, enquanto o conjunto de regras de cada universidade ou da revista técnica na qual o acadêmico pretenda publicar seu material. 
      Eu escolhi o artigo científico como exemplo, pois é o tipo de texto mais comum a ser exigido, quando a intenção é a de realizar publicações em revistas científicas, e/ou a composição de um currículo lattes, específico para pesquisadores e professores do ensino superior. 
    O artigo científico para fins de aprovação acadêmica deverá observar as regras definidas pelo manual de metodologia de sua universidade, onde constam algumas exigências, entre elas o limite quanto ao número de páginas do artigo, a quantidade de tabelas a serem inseridas, as margens do documento e o entrelinhas, e a forma de referir os autores consultados ao longo do texto. 
     Este tipo de artigo (que costuma ser exigido em cursos de pós-graduação, ao invés da monografia), poderá variar de 15 a 30 páginas (incluídas as Referências), sendo possível conter ou não as citações diretas, comuns à Metodologia ABNT, as margens superior e esquerda costumam ser de 3 cm, enquanto as margens inferior e direita costumam ser de 2 centímetros. O entrelinhas pode variar entre 1, 1 1/2 ou até mesmo 2 centímetros. 
    Além disto, a forma de referir os autores ao longo do texto também é definida nesse manual, podendo ser através da numeração dos autores em ordem sequencial, ou o sistema Autor, data.
    Já o artigo científico elaborado para inserção em revistas especializadas deverá seguir o padrão estabelecido pela revista em questão, como é o caso da Revista de Geriatria e Gerontologia, entre outras. 
   Neste exemplo, todas as margens devem ser de 3 centímetros, o entrelinhas de 2 centímetros, e o tamanho do artigo será determinado conforme o tipo de conteúdo a ser elaborado: se revisão bibliográfica, estudo de caso ou de outro tipo. 
     Super abraço!

Regina Del Buono
REFERÊNCIAS:
REVISTA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. Disponível em:[http://revista.unati.uerj.br/revistas/rbgg/pinstruc.htm]; acesso em 05 Out 2013.

0 comentários:

Postar um comentário