domingo, 13 de abril de 2014

Como fazer o fichamento de autores em Artigos seguindo Vancouver? Minayo

Bom dia!
 O fichamento de autores que costuma ser solicitado em artigos que sigam a Metodologia Vancouver deve ser elaborado em formato de quadro, do qual devem constar: Autor, Título da Obra, Editora, Estado e ano de publicação, e, especialmente, quais os principais conceitos defendidos por esse autor.
 Vejamos um exemplo: para redigir seu artigo, o acadêmico selecionou, entre vários textos localizados, apenas 10 deles, os quais abordam os assuntos de interesse de seu tema. Dessa forma, o quadro do fichamento de autores deverá ficar assim:
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Coleção temas sociais).

Minayo e outros defendem que a metodologia científica consiste no tripé "teoria, método e criatividade", elementos que, ao serem combinados entre si, irão permitir ao pesquisador, trabalhar o aspecto abstrato, analisando a teoria, ao mesmo tempo em que deverá trabalhar o aspecto técnico, aplicando as regras exigidas para que o texto seja considerado “científico”. Quanto à criatividade1, caberá a esse pesquisador, conciliar as teorias e conceitos definidos pelos diferentes autores analisados, estabelecendo a ligação (diálogo de autores) entre os mesmos. 1.grifo nosso 


   Lembre-se que nesse quadro deverão ser relacionados todos os autores utilizados na elaboração de seu artigo.
 Com relação à 1a. forma de elaborar o fichamento de autores, mencionada acima, foi assunto de meu artigo publicado em 14 de abril de 2013, que trata da leitura e das anotações sobre as teorias a serem utilizadas durante a redação de sua monografia ou artigo, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/04/como-fazer-o-fichamento-de-autores-14.html].

 Um abraço!

Regina Del Buono

0 comentários:

Postar um comentário