domingo, 6 de abril de 2014

O que significa "corpus" da pesquisa?

Bom dia!
  Falar em corpus de uma monografia é o mesmo que referir o levantamento de dados, elemento que reforçará e dará o caráter empírico ao tema em desenvolvimento. O corpus é a observação dos fatos ou fenômenos para permitir que o acadêmico compare e compreenda melhor a teoria com a realidade, podendo elaborar sua conclusão sobre o tema escolhido (BECKER, 1994).
 Como explicado em meu artigo [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/03/o-que-e-o-corpus-de-uma-pesquisa.html], falar em corpus  de uma pesquisa significa falar em dados que podem ser obtidos na realidade, ou a partir de fontes fidedignas. 
  Para dar um exemplo, posso mencionar como os órgãos voltados à Educação nacional fazem a verificação do nível e da qualidade do Ensino no país: são elaboradas e realizadas determinadas provas oficiais, as quais são aplicadas aos alunos (ainda estudantes ou já egressos) do Ensino Fundamental ou Médio. São ações que permitem uma medição da qualidade do ensino praticado no presente. 
   Outra forma de obter dados para compor o corpus de pesquisa seria o aluno/pesquisador elaborar e realizar entrevistas in loco para coletar informações sobre os fatos que acontecem na realidade, dados esses que deverão ser tabulados posteriormente, para compor o texto em andamento. 
  Em resumo, o corpus refere-se aos materiais coletados pessoalmente ou a partir de dados já existentes, para colaborar na redação da monografia. 
Regina Del Buono

Referências:
BECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. Tradução de Marco Estevão. 3a edição. São Paulo: Editora Hucitec, 1994. 

0 comentários:

Postar um comentário