domingo, 29 de junho de 2014

Como elaborar a Análise de Dados ou Resultados da Pesquisa Acadêmica

Boa tarde!
 Ao desenvolver uma monografia, o aluno/pesquisador poderá ser exigido pela universidade ou orientador, que elabore um subitem ou capítulo específico para apresentar a Análise de Dados ou Análise de Conteúdo.
  No caso dos dados, trata-se da comparação de todos eles, a partir dos dados obtidos nos diferentes autores utilizados para o embasamento teórico. Esse comparativo pode ser feito em forma de texto, ou através de ilustrações, que podem ser: tabelas, gráficos, figuras ou quadros. Neste caso, cada item (cada tabela, cada gráfico, etc.,) deverá receber um número e um nome, e ainda, que seja informada a fonte de onde foi obtida cada uma delas.

  Existem ainda alguns outros aspectos que devem ser considerados para a elaboração da Análise de Dados, são eles:

1. apresentar dados estritamente relacionados ao tema/objetivos da monografia em desenvolvimento;

2. não emitir opiniões pessoais sobre os dados analisados;

3. evitar declarações sobre questões econômico-financeiras relativas aos dados analisados;
4. apresentar a comparação entre os dados obtidos de todos os autores selecionados para a redação do texto bibliográfico.
   
  Deve-se levar em conta ainda que, embora algumas metodologias científicas informem que não se deve explicar os dados exibidos nas ilustrações mencionadas, outras o exigem; sendo assim, é aconselhável que o acadêmico consulte seu orientador sobre a melhor forma de fazê-lo. 
   Outra possibilidade é a de elaborar um capítulo específico para Análise de Dados e Resultados, cabendo apresentar estes últimos em uma sequência lógica, permitindo ao leitor que compreenda como tais resultados foram obtidos. Lembre-se que os resultados não devem ser discutidos. 
  Este artigo foi desenvolvido a pedido de Aurora Salombongo, que reside em Angola, a quem eu espero ter respondido de forma adequada.
Um abraço!
Regina Del Buono
Referências:
CARDOZO, Missila Loures. Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Manual de normas acadêmicas. São Caetano do Sul: 2008.

0 comentários:

Postar um comentário