domingo, 22 de junho de 2014

Como nomear Figuras, Gráficos e Tabelas dentro da monografia?

Boa tarde!
  Ao inserir figuras, gráficos, imagens e tabelas no texto acadêmico, segundo a metodologia ABNT, é importante que cada tipo de ilustração receba um título e uma numeração, ainda que seja a única do texto inteiro. Da mesma forma, deve-se colocar a fonte de onde foi obtida. Todas as ilustrações deverão ser relacionadas em listagem própria, que normalmente fazem parte do pré-texto da monografia, por exemplo, Lista de Figuras, Lista de Gráficos, Lista de Tabelas.

  É comum que as monografias e trabalhos de conclusão de curso que seguem as regras da ABNT apresentem o título e o número de cada ilustração acima da mesma, enquanto a fonte deve ser informada logo abaixo, sempre. Quanto à configuração do título, ilustração e fonte, podem ser centralizadas ou justificadas, conforme a universidade ou o periódico onde o texto será publicado. 

  São detalhes que variam conforme as regras definidas pela apostila de metodologia de cada universidade ou periódico eletrônico. Dessa forma, é importante que o acadêmico consulte seu orientador, ou pesquise em monografias aprovadas em anos anteriores, para certificar-se sobre a melhor forma de nomear os títulos de suas imagens.
  Para os acadêmicos que seguem a metodologia VANCOUVER, especialmente os da área de saúde, título e fonte devem ser inseridos abaixo da ilustração, sempre. 
 Já com relação ao alinhamento da mesma, seja figura, gráfico ou tabela, tenho observado nos últimos anos que o mais comum é que estejam centralizá-las, embora também seja possível alinhá-las à margem esquerda do texto.
  Finalmente, sobre a fonte onde os dados foram obtidos, deve-se mencionar autor, ano, página, ou no caso do próprio acadêmico ter realizado a tabulação desses dados, (gráfico ou tabela), cabe mencionar = Fonte: Elaborado pelo autor, com base em Autor (ano).
  Como é possível perceber, são detalhes importantes que podem ser verificados junto ao orientador, para que sejam atendidas as exigências do texto e da universidade.
 Este artigo foi desenvolvido a pedido de Marluci, pós-graduanda da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. 
  Um abraço.
Regina Del Buono

14 comentários:

  1. obrigada... excelente trabalho, como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Marluci, que bom que você gostou. receba meu abraço.

      Excluir
  2. Regina, hoje encontrei um artigo que ratifica suas informações: "Qualquer ilustração (gráfico, desenho, organograma, fotografia, mapa, quadro etc.) tem sua identificação na parte superior composta de designação como (Gráfico, Figura, Quadro, Tabela etc.), número - e título. A ilustração deve aparecer próxima ao texto a que se refere e deve ser mencionada no mesmo. Após a ilustração, na parte inferior, é necessário indicar a fonte consultada, sendo este um elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor. Caso necessário à compreensão pode-se acrescentar legendas, notas e outras informações (Manual de normalização - Faculdade Nova Serrana - 2013).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Marluci, que bom, eu fico contente por estar no caminho certo, não acha ? um abraço!!

      Excluir
    2. com certeza.

      Excluir
  3. com certeza... impossível duvidar de que suas orientações estão certíssimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, muito obrigada, são fruto de muitas pesquisas, estudos, análise e avaliação da produção acadêmica das diferentes universidades do país. um abraço!

      Excluir
  4. oi, Marluci, devagar se vai ao longe, não? receba meu abraço!!

    ResponderExcluir
  5. não to achando o que eu quero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, se eu puder ajudar, escreva para o meu email: abntouvancouver@gmail.com. um abraço!

      Excluir
  6. me ajudou bastante, todo ensino tem seu valor, parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, que bom, eu fico contente por atingir este objetivo, multiplicar alguns saberes e colaborar para que os acadêmicos sejam cada vez mais assertivos em suas produções científicas. e, se precisar de uma revisão, já sabe onde procurar ... hehehe... boa sorte, um abraço!

      Excluir
  7. Boa tarde Regina, se eu montei um gráfico baseado nos dados de dois websites diferentes. Neste caso, como eu devo referenciar isso no trabalho?
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir