domingo, 12 de outubro de 2014

Como fazer o Resumo de Artigo ou Monografia com Pesquisa de Campo

Boa tarde! 
   Ao definir por elaborar uma pesquisa de campo para desenvolver sua monografia, é importante que o aluno/pesquisador informe todos os dados obtidos com essa pesquisa. Em meu artigo publicado em 19 de maio de 2013, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/05/como-fazer-o-resumo-da-monografia-seja.html], foram mencionados os 4 pontos importantes que o resumo de artigos científicos, monografias e demais textos acadêmico-científicos deve apresentar. 

   No caso da pesquisa de campo, deve-se ainda detalhar os seguintes dados:

  1. o período em que a mesma foi realizada; 
  2. a localidade e a instituição;
  3. qual foi a população pesquisada, se homens, mulheres, suas idades, ou profissões, quais foram os itens investigados e os resultados obtidos; 
  4. quais as palavras-chave (ou descritores) foram utilizadas para realização da bibliografia de interesse do tema. 
   Entre os milhares de exemplos que poderiam ser mencionados aqui, usarei o artigo de Andrade et al., (2013, p. 3543), como segue: 
Resumo Trata-se de uma revisão integrativa que objetiva analisar o que versam as produções científicas e os documentos legais sobre as políticas públicas para as pessoas idosas no Brasil. Realizou-se uma busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e do Scopus, considerando publicações a partir de 2003. Os dados foram coletados no período de junho a setembro de 2011 utilizando os seguintes descritores: idosos (elderly), “políticas públicas” (“public policy”), “pessoa idosa” (“elderly person”), envelhecimento (aging) e “participação cidadã” (“citizen participation”). A busca resultou na seleção de 15 artigos e seis documentos legais direcionados à pessoa idosa no Brasil que foram submetidos à análise de conteúdo por categorização. Os resultados demonstraram que o envelhecimento no Brasil tem ocorrido em meio a adaptações arraigadas de preconceitos culturais, discrepâncias socioeconômicas e educacionais e a implementação de políticas públicas assistencialistas. Poucos foram os trabalhos que indicaram a importância do fortalecimento de movimentos sociais que estimulam discussões relacionadas aos idosos em nosso país. Concluí-se que o estudo fornecerá subsídios para reflexões acerca da construção de uma nova realidade sobre o envelhecimento no Brasil.
Palavras-chave: Envelhecimento, Políticas públicas, Participação cidadã. 
     
     O cuidado com as informações contidas no Resumo de seu texto irão valorizá-los de forma muito especial, esteja atento. 
       Boa semana!  
      Regina Del Buono
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Luana Machado et al. Políticas públicas para pessoas idosas no Brasil: uma revisão integrativa. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2013, vol.18, n.12, pp. 3543-3552, que pode ser visualizado em: [http://www.scielo.br/pdf/csc/v18n12/a11v18n12.pdf]; acessado em 03 de outubro de 2014. 

0 comentários:

Postar um comentário