domingo, 14 de dezembro de 2014

Citações Diretas e Citações de Citações = referindo autores dentro e fora do parênteses

Olá!
 Hoje eu vou explicar a forma correta de referir os autores dentro do texto da monografia, em algumas situações. Para tanto, vou utilizar a mesma citação direta do artigo publicado em 06 de dezembro de 2014, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/12/como-usar-o-apud-ou-como-fazer-citacao.html]. 
Vejamos a citação no Exemplo 1:
Salanova, Hontangas e Peiró (1996 apud GONDIM e SILVA, 2004) definem motivação como sendo uma ação endereçada a objetivos, sendo autorregulada, biológica ou cognitivamente, persistente no tempo e ativada por um conjunto de necessidades, emoções, valores, metas e expectativas.

  Observe que existem autores mencionados no início da citação, assim como alguns outros, na sequência da mesma, dentro do parênteses.
  A forma correta de fazer a referência de um autor é exatamente essa: quando este for mencionado no início da frase, você deverá grafar somente a inicial em maiúscula; entretanto, se ele for mencionado somente no final da frase, dentro do parágrafo, então, deverá ser feito em letras maiúsculas por inteiro.
 É bastante comum que alguns acadêmicos iniciem um parágrafo ou uma citação, referindo o autor no começo da frase, deixando o ano e o número da página somente ao final da citação, mas isto não está correto.
  Observe o Exemplo 2:
Salanova, Hontangas e Peiró definem motivação como sendo uma ação endereçada a objetivos, sendo autorregulada, biológica ou cognitivamente, persistente no tempo e ativada por um conjunto de necessidades, emoções, valores, metas e expectativas (1996 apud GONDIM e SILVA, 2004).
  
  O ideal é que toda a informação bibliográfica seja feita no início ou no final, e não separada.
  Um abraço!
Regina Del Buono

0 comentários:

Postar um comentário