domingo, 6 de dezembro de 2015

As Referências Bibliográficas e a Metodologia utilizada no Texto Acadêmico

Bom dia!
   Não se pode elaborar um texto acadêmico de acordo com as normas da ABNT e as referências pelas normas VANCOUVER. A  lista das Referências ao final do texto deve acompanhar a mesma metodologia adotada para redação do texto. A metodologia a seguir quando da elaboração de um artigo científico,monografia, etc., é um aspecto importantíssimo, que costuma ser definido pelo orientador/universidade junto ao acadêmico, logo no início dos preparativos do trabalho a ser desenvolvido.  
   A definição sobre a metodologia a seguir compreende não somente o texto, mas também às referências bibliográficas. 
   Ao seguir a Metodologia ABNT, os autores e suas obras, selecionados para análise e elaboração do tema escolhido deverão ser listados em ordem alfabética, no seguinte padrão e formato: SOBRENOME, Nome. Título da Obra. Estado: Editora, ano de publicação.
  Algumas universidades exigem que seja feita uma lista com ordem alfabética única, que pode ser composta por livros, artigos científicos, textos de outros acadêmicos, cds, dvds, revistas impressas, etc.. 

Vamos ao Exemplo 1, que demonstra a forma de inserir uma obra no padrão ABNT:

ABBADE, Luciana Patrícia Fernandes; LASTÓRIA, Sidnei. Abordagem de pacientes com úlcera da perna de etiologia venosa. Anais Brasileiros de Dermatologia, vol. 81, nº. 6, p. 509-22, 2006. Disponível em:[http://www.scielo.br/pdf/abd/v81n6/v81n06a02.pdf]; acesso em 15 ago 2013.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino (1996). Metodologia Científica. 4.ed.; São Paulo: Makron Books, 1996.

FRANCISCHELLI NETO, Miguel. O que são Varizes? Disponível em:[http://www.angiologista.com/texto2.htm]; acesso em 28 jan 2014.




   Por sua vez, ao seguir as Normas VANCOUVER, obras e autores devem ser mencionados ao longo do texto em uma ordem numérica sequencial, assim como a lista das Referências. Neste caso, esses autores/obras constarão dessa lista não em ordem alfabética, mas sim numérica. Além disso, deve-se mencionar apenas Sobrenome e iniciais. Título da obra. Onde foi publicada (revista ou periódico), volume, número da revista, cidade, ano, páginas. 

Vamos ao Exemplo 2, que apresenta a forma de inserir uma obra no padrão VANCOUVER:

1. Francischelli Neto M. "O que são Varizes?" Disponível em: [http://www.angiologista.com/texto2.htm]; acesso em 13 out 2014.

2. Cervo AL, Bervian PA. "Metodologia Científica". 4.ed.; São Paulo: Makron Books, 1996.

3. Abbade LPF, Lastória S. "Abordagem de pacientes com úlcera da perna de etiologia venosa." Anais Brasileiros de Dermatologia, 2006; 81(6):509-22. Disponível em: [http://www.scielo.br/pdf/abd/v81n6/v81n06a02.pdf]; acesso em 15 ago 2013.



Bons estudos. 
Regina Del Buono

0 comentários:

Postar um comentário