Quando as semelhanças não são mera coincidência, precisamos ter a mente, os ouvidos e nossos olhos abertos, para refletirmos sobre os rumos da sociedade global, e o que ainda podemos fazer a respeito...
Especialistas ao redor do mundo analisam os momentos históricos pelos quais temos passado, e as atuais tendências, projetando possibilidades de verdadeiras “catástrofes” ainda piores para as diferentes nações, do que a atual pandemia pela Covid 19.
Entre esses pensadores, estão as colocações de Noam Chomsky, que refletem os rumos de diferentes governantes mundiais, em defesa do Capitalismo e Neoliberalismo.
Em entrevista concedida à jornalista Cristina Magdaleno*, do El Dìa, Chomsky faz afirmações contundentes:
"[...] os ciclos históricos não são predeterminados, são o resultado das ações das pessoas e o período neoliberal, diz ele, foi construído destruindo os movimentos dos trabalhadores.
[...] pode-se pensar, remotamente, que essa quarentena possa ser evidência de uma verdadeira “greve geral”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhl_SnDZOGKonR81fqJi3kglWQ-MpexyE11PEqD_y57Fa2cf7ULcGblL7mw66t2i0YlxYPg60Ydd_Jrlrv1L7SJ1EJPku2MqdUFHIJ-QBBUs-3-HdRbq5o3gNqH5JYphDiX_oAzkmEqqUnr/s200/foto307.+Noam+Chomsky+-+18-07-20.jpg)
Chomsky se concentra em um ponto: se não falarmos sobre a causa real dessa pandemia, a próxima será inevitável e será pior que a anterior, devido à pouca atenção dada à raiz do problema.
“Este é um sistema de propaganda eficiente: ignore o que é importante. Ele não quer que as pessoas tenham idéias diferentes “, diz ele.
Para terminar a crise, as emissões devem ser interrompidas. Existem pequenas startups que desenvolvem soluções para fazer isso, mas precisam de apoio financeiro e, neste sentido, muitos governos fazem surdos.
“Assista à luta pelos direitos das mulheres. Não é como se alguém se levantasse em 1965 e dissesse que ganharemos os direitos das mulheres. Esta é uma longa luta contra forças poderosas “.
E sobre a questão de saber se essa pandemia é ou não uma oportunidade de mudar a maneira como nos relacionamos com a natureza?”
Isso depende dos jovens – conclui Chomsky. Depende da reação da população mundial. Isso poderia nos levar a estados autoritários e repressivos, que acentuam ainda mais o modelo neoliberal. É preciso lembrar: o capitalismo não cede. Eles exigem mais financiamento para combustíveis fósseis, eles destroem regulamentos que oferecem alguma proteção … No meio da pandemia nos EUA, regras que limitam a emissão de mercúrio e outras substâncias nocivas foram eliminadas. E se ninguém se opõe, isso é o mundo que permanecerá”. "
Noam Chomsky
intelectual, cientista e ativista político americano
(1928 - )
* Disponível em: [https://www.pensarcontemporaneo.com/noam-chomsky-somente-um-novo-acordo-verde-pode-nos-salvar-de-um-novo-desastre-pior-do-que-essa-pandemia/?fbclid=IwAR09nyzl94BgxzUzGl20oG5vrHLBFz9PWn8vza4hsYeh1FJo-Wx-8OA2xL8]; acesso em 14 jul 2020.
0 comentários:
Postar um comentário