sábado, 2 de janeiro de 2021

02 de Janeiro - Dia do Sanitarista

     Há cem anos comemora-se nesta data o Dia do Sanitarista. Foi pelas mãos do Dr Carlos Chagas que no dia 02 de janeiro de 1920 o Congresso nacional aprovou aquele que foi considerado o nosso primeiro "Código Sanitário", por meio do "Decreto legislativo n. 3.987, que regulamentou o Departamento nacional de Saúde Pública (DNSP)" (NARVAI, 2018).
     Neste momento em que o mundo todo sofre com a pandemia da Covid 19, nada mais justo do que homenagearmos os principais médicos sanitaristas e pesquisadores nacionais, os quais trabalharam e trabalham incansavelmente pela saúde de todos.
     Embora todos mereçam a nossa gratidão e respeito, saudamos os médicos sanitaristas de maior destaque: Dr Vital Brasil, Dr Adolfo Lutz, Dr Emílio Ribas, Dr Oswaldo Cruz, Dr Victor Vicent Valla, Dr Sérgio Arouca, Dra Zilda Arns e Dr Carlos Chagas, na ordem em que aparecem na foto.

          
Fonte: Google (2021)

     Foi por meio dos esforços do Dr Carlos Chagas e de outros tantos que a legislação sanitária começou a tomar forma, evoluindo ao ponto do regramento pela Constituição Federal (1988) que definiu como direito dos cidadãos brasileiros o atendimento médico gratuito fornecido pelo Estado, por meio dos recursos humanos, técnicos e materiais do Sistema Único de Saúde (SUS), evento que somente foi possível pelos incansáveis especialistas em Saúde Pública (NARVAI, 2018). 
       Um abraço!
Regina Del Buono
email: abntouvancouver@gmail.com

REFERÊNCIAS 

0 comentários:

Postar um comentário