quinta-feira, 7 de junho de 2012

Estrutura de sua Monografia: ABNT ou Vancouver

 Boa tarde!
  Depois de escolhido o tema, e definido o título de sua Monografia ou TCC (tema esse que deve sugerir o assunto principal), o universitário deverá solicitar a aprovação de seu Orientador/Universidade para ambos. A partir disso, é importante que seja idealizada a estrutura da monografia, ou seja, quais os assuntos serão apresentados ao longo de seu trabalho.
   É importante que o acadêmico tenha claro que não deverá falar exclusivamente sobre o assunto principal, do início ao fim do trabalho, mas sim, escrever seu texto de forma minimalista, mas que apresente uma sequência linear e lógica, desde o capitulo inicial até o último, pois é somente no último capítulo, que o assunto principal do trabalho deverá ser abordado, com a maior riqueza de detalhes possível.
 É o mesmo que preparar-se para escrever uma história, da qual farão parte um personagem e uma trama central, tendo ao seu redor, vários outros personagens e tramas acessórias. 
    Mas, o que significa exatamente idealizar a estrutura de uma Monografia?
   Bem, para poder explicar melhor, darei um exemplo de um aluno que chegou até mim, certa vez (e que hoje é um grande amigo aliás), aluno esse que escolheu discorrer sobre o Microcrédito.
   Quando começamos sua orientação particular, todo o material pesquisado e todo o texto produzido até então, referiam-se exclusivamente ao assunto específico - Microcrédito- e isto fazia com que o texto estivesse comprometido, muito curto e sem maior embasamento teórico, por ser muito expecífico.
   Inicialmente, ao debatermos longamente sobre as exigências da Metodologia Científica, e comparando-as com o texto até então desenvolvido, ele conseguiu idealizar quais outros assuntos poderiam ser abordados em seu TCC, que permitiriam a qualquer leitor, compreender o que é, como surgiu, a quem se destina e como ser utilizado.
  Com isso, foi possível que ele refizesse a pesquisa sobre teóricos, já que existiam outros assuntos interessantes, que poderiam agregar conteúdo ao seu trabalho, e que eram fundamentais para melhor explicação sobre o tema.
  Ao retomar as pesquisas sobre autores e assuntos, foi possível que ele proporcionasse maior consistência teórica ao trabalho, a partir da idealização da seguinte estrutura:
1º. Capítulo, discorrer sobre o Surgimento dos Bancos, no Mundo e no Brasil;
2º. Capítulo, ele definiu escrever sobre as Linhas de Crédito disponíveis para Pessoa Física, desde o seu surgimento, toda a sua evolução, e quais são as mais utilizadas na atualidade;
3º. Capítulo, ele descreveu o Microcrédito, explicitando o que é, para que serve, a quem se destina, e quais são as formas de identificação de clientes para esse produto, entre outros detalhes; 
4º. Capítulo, seu orientador sugeriu que fosse incluído um Estudo de Caso, onde foram apresentados exemplos de instituições bancárias que ofertam Microcrédito  e a apresentação de casos de microempreendedores bem sucedidos com tal experiência.

   Dessa forma, foi possível visualizar a Monografia como um todo, para então, ser produzida em partes, mas que estivessem interligadas entre si, a partir da sequência lógica dos conceitos obtidos nos autores consultados.  
 Este exemplo serve para que o acadêmico compreenda que, para desenvolver uma Monografia ou TCC, ele deverá pesquisar, analisar e escrever um texto que apresente uma ordem natural de fatos e ocorrências, que permitam aos leitores –leigos ou técnicos-, que compreendam qual foi a ordem natural do surgimento e evolução de determinado assunto, até chegar ao modo como é visto e compreendido na atualidade.
  Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre como idealizar seu TCC ou sobre o que abordar em seu conteúdo, escreva para meu email,  eu responderei sua mensagem assim que possível.
   Super abraço!
Regina Del Buono

0 comentários:

Postar um comentário