quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pré-Texto, Texto e Pós-Texto: ABNT para Monografias e TCCs

Bom dia!
   De acordo com as normas da ABNT, as monografias ou TCCs de graduação ou pós-graduação devem subdividir-se em 3 etapas básicas, que são o Pré-Texto, o Texto e o Pós-Texto, devendo esse trabalho conter de 40 a 70 páginas.
   Depois de escolhido o tema, o acadêmico deve iniciar o levantamento dos autores que o ajudarão a compor sua monografia, que pode ser idealizada, por exemplo, com 3 capítulos de 15 páginas cada um (em média), ou com 4 capitulos de 10 páginas cada um (em média).

   Você, que ainda não começou a redigir seu texto, pode estar pensando qual seria a importância de idealizar o trabalho desta forma. 
   Bem, em 1o. lugar, é importante que o estudante possa idealizar seu trabalho como um todo, para poder trabalhar cada etapa, sendo o mais aconselhável, que os capítulos sejam elaborados com equilíbrio, ou seja, que todos eles apresentem um tamanho médio proporcional entre si. 
   Em 2o. lugar, idealizar seu texto sob esta ótica, permite ao aluno selecionar melhor todos os autores e assuntos a serem abordados em cada capítulo, devendo ter cuidado com os subassuntos que não devem faltar, e deixando fora, os menos importantes, dentro do contexto do assunto geral.
   O Pré-Texto consiste na Abertura da Monografia, onde deverão constar informações sobre o aluno e a universidade, Folha de Aprovação, Ficha Catalográfica (opcional), Dedicatória, Agradecimentos e Epígrafe, Resumo (e versões para o inglês, e eventualmente para um 3o. idioma), Listas de Gráficos, Tabelas, Siglas e o Sumário.

   Já o Texto compreende a Introdução, os Capítulos definidos inicialmente, a Conclusão e Referências. 
Algumas metodologias definem como Pós-texto, os Anexos, Glossário e outros detalhes, como sugerido abaixo:
1. Parte externa 
Capa (obrigatório)
Lombada (opcional)

2. Elementos pré-textuais
Folha de rosto (obrigatório)
Errata (opcional)
Folha de aprovação (obrigatório)
Dedicatória (opcional)
Agradecimentos (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo na língua vernácula (obrigatório)
Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário (obrigatório)

3. Elementos textuais
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão

4. Elementos Pós-textuais
Referências (obrigatório)
Glossário (opcional)
Apêndice (opcional)
Anexos (opcional)
Índice (opcional)

 O detalhamento de cada um das etapas contidas nos itens de 1 a 4 acima mencionados será realizado daqui em diante, em pequenos artigos objetivos, não deixe de acessar. 
 Até lá.

Regina Del Buono

Referências:
ABNT - NBR 14724 – Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação. Disponível em: [http://www.usp.br/prolam/ABNT_2011.pdf]; acesso em 02 Jun 2012.

0 comentários:

Postar um comentário