segunda-feira, 11 de junho de 2012

As normas da ABNT para Monografias e TCCs (textos acadêmico-científicos)

Olá!   
  Ao final do curso de graduação, os universitários costumam ser exigidos na elaboração de Trabalhos de Disciplina, Trabalho de Graduação Interdisciplinar, o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso ou Monografia, Artigo Científico, Teses ou Dissertação de Mestrado ou Doutorado. De acordo com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, todos esses trabalhos acadêmicos devem ser elaborados dentro dos padrões e rigores estabelecidos pelas NBRs – Normas Brasileiras de Regulamentação, especialmente a NBR 14.724 (ABNT, 2011).
 É importante destacarmos a existência de normas técnicas, que costumam ser estabelecidas em cada país de acordo com suas necessidades, as quais são desenvolvidas por setores governamentais especializados, denominados “organismos internos de normalização”, cuja aplicação é estabelecida a partir de sua aprovação (CNI, 2011).
  No Brasil, as NBRs - Normas Brasileiras Regulamentadoras (e técnicas) existentes para os mais variados setores da sociedade, têm sua elaboração a cargo da ABNT. 
  Para elaborar um TCC, o graduando ou pós-graduando é acompanhado por um orientador professor doutor, enquanto que para elaborar uma dissertação ou tese de mestrado ou doutorado, o acadêmico terá como seu orientador, um professor mestre.          
  Segundo o CNI – Confederação Nacional da Indústria,  a “ABNT é uma entidade civil, sem fins lucrativos, credenciada como único Fórum Nacional de Normalização, responsável pela elaboração das normas brasileiras de caráter voluntário.”
  “A ABNT é reconhecida pelo Estado Brasileiro como o Fórum Nacional de Normalização, o que significa que as normas elaboradas pela ABNT – as NBRs – são reconhecidas formalmente como as normas brasileiras” (CNI, 2011).
   Estes são os aspectos que tornam importante que as regras e orientações estabelecidas pela ABNT sejam verificadas junto à metodologia que a universidade oferece, e que o acadêmico deverá seguir.
Regina Del Buono

Referências:
ABNT – NBR 14.724. 3ª.ed. Informação e documentação. Trabalhos Acadêmicos. Apresentação. Disponível em: [http://www.usp.br/prolam/ABNT_2011.pdf]; acesso em 16 jan 2012.
CNI – Normas Nacionais. Disponível em: [http://www.normalizacao.cni.org.br/normas_tecnicas_nacionais.htm]; acesso em 16 Jan 2012.

0 comentários:

Postar um comentário