domingo, 14 de abril de 2013

Como fazer o Fichamento de Autores?

Bom dia!
 O fichamento de autores é uma tarefa que requer tempo, método e organização por parte do acadêmico. É uma providência importante, que deve ser feita no momento que antecede o início de sua monografia (TCC), já que a redação de seu texto somente será possível a partir das anotações originadas pela leitura e análise adequadas de cada autor selecionado pelo Levantamento de Autores para sua Bibliografia
  Para ser assertivo na elaboração do fichamento de autores, o aluno deverá dedicar-se à leitura sistemática e individual de cada livro (artigo ou revista) selecionado, identificando a existência ou não de assuntos relevantes para seu texto. 
   Analise no sumário do livro quais são os assuntos abordados em cada capítulo, e vá fazendo anotações (a lápis, se possível no livro, enumerando de "1 a N" quais são os parágrafos de seu interesse). 
  Ao mesmo tempo, você deverá anotar à parte (e por autor), o número da página, o número do assunto (incluído por você), e a(s) palavra(s) ou expressão (ões) que o ajudem a lembrar-se o motivo que chamou sua atenção, e que poderão colaborar efetivamente para a fundamentação teórica necessária. 
   Lembre-se que essa seleção de ideias está relacionada à estrutura de sua monografia e aos assuntos que você pretende abordar em cada capitulo que compõe essa estrutura. 
  Será conveniente ainda que seja(m) feita(s) uma 2a. e até uma 3a. releituras de cada autor, assim como das anotações elaboradas, para que não faltem conteúdos importantes, que possam ter passado despercebidos em um 1o. momento, mas que poderão fazer a diferença na coesão de seu texto. 
   Feito isto, "mãos à obra!"

Regina Del Buono

0 comentários:

Postar um comentário