domingo, 7 de abril de 2013

A Pesquisa Qualitativa ou Bibliográfica

Olá!
  Ao definir que sua monografia será desenvolvida segundo a Pesquisa Bibliográfica, o acadêmico está escolhendo que a mesma seja uma Pesquisa Qualitativa. Esta opção implica em que seja utilizado o método dedutivo, já que os dados e informações necessários para o desenvolvimento deste tipo de texto deve ter como fonte de informações, a teoria existente na literatura. De forma objetiva, "vai da teoria para os dados da realidade" (JARDILINO, ROSSI, SANTOS, 2000, p.48).
  Na opinião dos mesmos autores, trata-se o método qualitativo da coleta e preocupação com "os "porquês" que permitem que ocorra determinado fenômeno".   
  Por sua vez, Cervo e Bervian (1983, p.55) definem que uma Pesquisa Bibliográfica pode integrar um texto acadêmico-científico descritivo, uma vez que tem como principal objetivo apresentar "as contribuições culturais e científicas existentes sobre o assunto em questão". 
 Caso o TCC ou Monografia (graduação ou pós-graduação) seja elaborado enquanto Pesquisa Bibliográfica (qualitativa) ou como Pesquisa de Campo (quantitativa), invariavelmente o acadêmico deverá dar consistência ao seu texto, conferindo a fundamentação teórica necessária ao mesmo através de informações obtidas em vasta bibliografia.
 Importante mencionar a concepção de Salomon (1995, p.216) sobre a pesquisa bibliográfica, quando escreveu: "o fim principal da bibliografia é pôr-nos em contato com tudo o que se tem feito em torno do assunto de que vamos tratar. Se omitirmos o devido esforço nessa pesquisa, pode ruir por terra todo o nosso trabalho". 
 Como se pode observar, existe um consenso na concepção dos especialistas mencionados, no sentido de afirmarem que, seja qual for o tipo de pesquisa a desenvolver, somente o cuidado com o levantamento bibliográfico é que permitirá ao acadêmico, conferir consistência ao texto a elaborar. 
  Dessa forma, evidencia-se que deve ser feito com atenção, tempo e dedicação, para que sejam localizados autores e materiais que permitam ao acadêmico aprofundar seus conhecimentos, produzir um trabalho que promova, muito além de  sua aprovação, a difusão de ideias e dos estudos mais atualizados que possa vir a localizar. 
  Boa sorte em sua busca.
Regina Del Buono

Referências:
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. Amado Luiz Certo e Pedro Alcino Bervian. 3.ed. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1983. 
JARDILINO, José Rubens; ROSSI, Gisele; SANTOS, Gérson Tenório. Orientações Metodológicas para elaboração de trabalhos acadêmicos. São Paulo: Gion, 2000.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

0 comentários:

Postar um comentário