domingo, 28 de julho de 2013

Importância da Coesão e Coerência no texto da Monografia

Bom dia!
   A intertextualidade de um texto acadêmico-científico deve ser perceptível através da coesão e coerência das ideias nele expressas. Em outras palavras, devem ser ideias apresentadas com clareza, fluidez e que tenha interligação entre as mesmas.  
  Para ocasionar a compreensão textual adequada, deve-se recorrer aos principais recursos da língua, entre eles, o "parágrafo-padrão, para o qual são necessárias qualidades como a correção, clareza, concisão, propriedade, coerência e ênfase" (BRASIL, 2002).   
   Segundo a definição de Klein (2009, p.79),  
a intertextualidade pode acontecer espontaneamente ou ser explorada intencionalmente pelo autor do texto; pode expressar-se literalmente ou de forma implícita. Pode ocorrer por citação de outro texto, ou na forma de paráfrase ou, ainda, como paródia. 
  Artigos, Monografias, TCCs e Teses sempre apresentam conteúdos e ideias desenvolvidas a partir de vasta bibliografia, assim como trazem características importantes, entre elas, as dissertativas (sem emitir opiniões) e as argumentativas (defendendo ideias), as quais irão permitir que o acadêmico expresse, ao longo desse texto, não somente os conceitos teóricos, mas também sua argumentação sobre os mesmos, demonstrando seu olhar crítico e reflexivo sobre os assuntos que estão sendo desenvolvidos.     
 Até mais! 
Regina Del Buono
Referências
BRASIL. Presidência da República. Manual de redação da Presidência da República / Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. – 2. ed. rev. e atual. – Brasília : Presidência da República, 2002, 140 p. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm[http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm].
KLEIN, Lígia Regina. Fundamentos do Texto em Língua Portuguesa. Curitiba: IESDE Brasil S.A.; 2009.

0 comentários:

Postar um comentário