domingo, 7 de julho de 2013

Importância da Bibliografia para o Texto Acadêmico-Científico

Boa tarde!
 No momento de iniciar a elaboração de uma Monografia ou TCC, é fundamental que o acadêmico tenha  clara a importância do levantamento de obras e autores que versem sobre o tema escolhido, para que possa conferir o cunho "científico" ao texto a produzir.
 Recentemente eu recebi alguns emails de alunos que indagavam sobre a importância da bibliografia para o "texto metodológico", cuja resposta vou publicar neste artigo.
 O fato é que não se trata de um "texto metodológico", mas sim, de um texto "acadêmico-científico".   
  TCCs e Monografias são textos acadêmicos que devem ser elaborados a partir da escolha de um assunto específico, de modo a conduzir o acadêmico a: 1) pesquisar sobre esse (tema) assunto; 2) realizar o levantamento de autores; 3) ler e interpretar suas teorias, e a partir disso, 4) redigir um texto próprio, com suas palavras, sem emitir opiniões ou fazer inferências a partir de "saberes vulgares".
 Os ditos "saberes vulgares" são as ideias, opiniões, notícias e informações que temos no dia a dia, a partir de conversas com outras pessoas, ou aquelas obtidas nas diferentes mídias; podem ainda ser conceitos diferentes que tenhamos lido em diferentes materiais que chegaram às nossas mãos, mas que em si, não fazem parte da literatura especializada no assunto em questão.
 Dessa forma, não servem como "fontes confiáveis".
 Somente o levantamento bibliográfico permitirá a esse acadêmico encontrar obras e autores especializados no tema em questão, o que significa dizer que deve-se buscar pelos "marcos teóricos" sobre determinado assunto.
 Essa literatura especializada permitirá que o aluno redija um texto de cunho "científico". Além disto, esse texto "acadêmico-científico" estará baseado no "empirismo", ou seja, na literatura publicada a partir de amostragens, da comprovação prática.
 Por sua vez, a metodologia científica é o conjunto de regras que devem ser seguidas, que irão colaborar com o acadêmico na concepção e elaboração de texto próprio, no que se refere não somente à configuração e apresentação do documento específico (a monografia), mas sim, desde o momento da escolha desse tema, da formulação do problema e da solução hipotética, para permitir que sejam estabelecidos os objetivos a serem demonstrados ao longo do texto.
 Além disso, estão as regras de configuração e apresentação dessa monografia, ou seja, número de capítulos, forma de serem redigidos e apresentados, entre outros detalhes.
 Pode-ser notar que, sem o levantamento de autores, inexiste monografia ou TCC.
 O objetivo desta exigência (de elaboração de uma monografia ao final do curso de graduação, pós-graduação, ou especializações), é justamente conduzir o acadêmico à iniciação científica, que é composta (parcialmente) das etapas descritas acima.
 Bons estudos! 
Regina Del Buono

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