domingo, 10 de novembro de 2013

Monografias e Teses: Os parágrafos em textos acadêmico-científicos

 Olá!
 O uso adequado do parágrafo é importante para a elaboração de textos acadêmicos, entre eles os artigos científicos, as monografias e as teses. O parágrafo é característico dos textos escritos, diferentemente do texto oral, no qual existem outros recursos. Entre as funções do parágrafo, duas são as principais: a organização das ideias(1) a serem apresentadas e o fato de ser um facilitador da leitura(2), permitindo ao leitor que melhor compreenda os assuntos que estão sendo desenvolvidos.
  Rehfeld(3)  define que: 
[...] a paragrafação constitui um dos aspectos importantes da estruturação dos textos [...] um leitor pode desenvolver estratégias que o levem a esperar nos limites de parágrafo a ocorrência de certas transições de traços [...] relevantes para a compreensão do texto.
  Eu gostaria de destacar que, além de organizar visualmente e facilitar a compreensão do texto, assim como verificamos neste pequeno artigo, os assuntos devem ser distribuídos em parágrafos de tamanhos que permitam a exposição das teorias e ideias e sua evolução, aspecto fundamental para os textos acadêmicos. 
  É importante que cada parágrafo de sua monografia (ou tese), tenha a justa medida, que não seja breve nem longo demais, permitindo que as informações fluam naturalmente, facilitando a compreensão do texto, tanto em partes, como no conjunto.
   Boa semana!

Regina Del Buono
Referências:
1. SILVA, Luciana Pereira da. Prática Textual em Língua Portuguesa. Curitiba: IESDE Brasil, 2008, p.57.
2. REHFELD, Maria Bernadete. Para uma teoria do Parágrafo. Belo Horizonte, 1984. Dissertação de Mestrado - UFMG. [In]: SILVA, Luciana Pereira da. Prática Textual em Língua Portuguesa. Curitiba: IESDE Brasil, 2008, p.57.
3. REHFELD, op. cit., apud LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. São Paulo: Contexto, 2007, p.72).  

0 comentários:

Postar um comentário