domingo, 3 de novembro de 2013

Referências seguindo VANCOUVER ou ABNT: Artigo Científico x Tese de Mestrado

Bom dia!
  A dica de hoje refere-se às pequenas alterações existentes na elaboração das Referências de uma tese de mestrado, que seguem comumente as normas da ABNT, e as Referências de um artigo científico, que seguem as normas VANCOUVER
   Os acadêmicos das diferentes áreas, incluindo a medicina, costumam ser exigidos, quando da produção de dissertações e/ou teses de mestrado ou doutorado, que utilizem as normas da ABNT, as quais permitem a elaboração de textos mais longos, cujos conteúdos devem ser feitos com maior profundidade.
   No momento de listar todos os autores consultados para compor a bibliografia de dissertações e/ou teses, o mestrando deverá fazer constar os links eletrônicos completos dos materiais obtidos na rede, mencionando inclusive a data de cada acesso.
    Por sua vez, quando exigidos na elaboração de artigos científicos para publicação em periódicos, os quais seguem a metodologia VANCOUVER, o mestrando deve estar atento para as diferenças deste formato, tendo em vista que as principais características é a de textos breves e objetivos. 
  Sendo os artigos científicos da área médica veiculados principalmente nos meios eletrônicos, ao elaborar as Referências segundo VANCOUVER o acadêmico poderá omitir os links eletrônicos, devendo incluir, obrigatoriamente os dados completos de cada autor/periódico consultados. 
  Tanto as regras quanto as possíveis diferenças de cada metodologia, ou ainda as exigências específicas deverão ser consultadas na metodologia de sua universidade. 
   Portanto, além de saudável, é muito importante que esses pequenos detalhes sejam observados, e ainda, confirmados com seu orientador.
     Boa sorte!  

Regina Del Buono

0 comentários:

Postar um comentário