domingo, 23 de março de 2014

A entrevista estruturada fechada e a pesquisa de campo.. Guerra, Nahoum, Bodgan e Biklen

Olá!
    A entrevista fechada é um tipo de entrevista estruturada, cuja finalidade é a de tabular dados. As questões a serem formuladas devem ser elaboradas antecipadamente, para serem obtidas respostas fixas, através de alternativas definidas pelo aluno/pesquisador (GUERRA, 2006). 
   As entrevistas estruturadas fechadas costumam ser mais utilizadas para a realização de situações reais em situações profissionais (ou laborais), nas escolares e em levantamentos clínicos (NAHOUM, 1961).
  Ao escolher pela realização de entrevista fechada, é fundamental que o acadêmico selecione cuidadosamente: os participantes das entrevistas, e as perguntas a serem elaboradas, de modo que os resultados obtidos atendam às necessidades do seu tema.          Este tipo de entrevista é prático, permitindo ao aluno/pesquisador elaborar um número maior de perguntas e com respostas rápidas, permitindo ainda que os dados obtidos sejam de fácil comparação.  
 Apesar de limitar o tipo e quantidade de informações que possam ser obtidas dos entrevistados, a entrevista fechada serve para inibir possíveis interferências e/ou interpretações nos resultados por parte do pesquisador, uma vez que o entrevistado fica limitado às alternativas apresentadas (BODGAN, BIKLEN, 1999).
Regina Del Buono
REFERÊNCIAS
BODGAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação Qualitativa em Educação.: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Ed., 1999. 
GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: sentidos e formas de uso. Portugal: Principia, 2006. 
NAHOUM, C. La entrevista psicológica. Buenos Aires: Kapelusz, 1961. 


0 comentários:

Postar um comentário