domingo, 9 de março de 2014

Pesquisa de Campo e a Sondagem de Opinião segundo Minayo, Zimmerman e o Inst. Pesq.da Univ. de Michigan

Bom dia!
   A sondagem de opinião é um tipo de entrevista estruturada que pode ser utilizada para a elaboração de uma monografia através da técnica de Pesquisa de Campo. Pode ser realizada por meio de entrevistas, questionários e observação direta. Segundo o Instituto de Pesquisas da Universidade de Michigan, constituem-se em um "tipo particular de inquéritos" (1976, p.1-2).

   No âmbito acadêmico, Minayo (1993, p.23) define que pesquisar é "uma atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente". Em outras palavras, é a busca por dados e números que demonstrem o pensamento das pessoas sobre determinado assunto.

   Para permitir que sejam obtidas as informações necessárias para a realização de uma pesquisa acadêmica, Zimmerman (1995) defende que "o pesquisador deve encontrar os meios para estar onde tem necessidade de estar, ver e ouvir o que pode, desenvolver a confiança entre ele e os seus sujeitos a estudar e fazer muitas perguntas".

   No presente, é comum que a sondagem de opinião seja mais utilizada para analisar a opinião pública, sob um olhar mais científico. Neste sentido, a Universidade de Michigan define 4 modalidades de sondagem, são elas: Sondagem de Opinião Pública, Estudo de Mercado, Inquérito Estatístico Descritivo e o Inquérito de Investigação Social (1976, p.1-2). 

   Para Brotas (2004, p.4), 

"os chamados institutos ou empresas de sondagem de opinião não poupam esforços para se firmarem socialmente como os legítimos, por agregarem valor científico às técnicas de aferição, medidores da opinião pública. É mais comumente utilizada na área jornalística, especialmente para apurar índices e opiniões com fins eleitorais e aferir a opinião pública. 
   No universo acadêmico e educacional, pode-se dar como um exemplo, entre vários outros, o artigo em que foi pesquisada "A internet na escola fundamental: sondagem de modos de uso por professores", publicado por Santos (2004), para analisar as práticas didáticas e aproximação entre professores e alunos, no contexto atual, em que vivemos a era da globalização.
Um abraço!
Regina Del Buono
REFERÊNCIAS:
BROTAS, Antonio. Sondagem de Opinião. Informação, Interferência e Dúvidas nas Eleições 98. [In]: RUBIM, Antônio Albino Canelas (org.). Mídia e Eleições. João Pessoa: UFPB/Universitária. 2000. Disponível em:[http://www.bocc.ubi.pt/pag/brotas-antonio-sondagem-jornalismo-politico.pdf]; acesso em 03 Março 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 1993.
SANTOS, Gilberto Lacerda. A internet na escola fundamental: sondagem de modos de
uso por professores.
Artigo apresentado à Universidade de Brasília, publicado em 2004. Disponível em:[http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a08v29n2.pdf], acesso em 03 Março 2014.
ZIMMERMAN, MA (1995). Questões de capacitação psicológica e ilustrações. American Journal of Psicologia Comunitária, 23. 581-599.




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