domingo, 4 de maio de 2014

Como inserir os dados da entrevista no texto da Monografia?

Bom dia!
  Ao elaborar uma monografia e optar pela técnica da pesquisa de campo, o acadêmico deverá coletar os dados que irão colaborar na observação das teorias estudadas, os quais deverão ser demonstrados dentro do seu texto.
  Não existe uma regra a este respeito, mas naturalmente, as informações obtidas deverão ser apresentadas em capítulo específico de seu TCC, e a forma de fazer isto poderá variar conforme sua universidade e orientador.
  Quando se faz uma pesquisa de campo, naturalmente deverá ser incluído um capítulo para apresentar Resultados e Análise de Dados. Nesse capítulo, as informações obtidas a partir das entrevistas realizadas poderão ser demonstradas por agrupamento das respostas e ainda, a partir da elaboração de tabelas, conforme o tipo de informação coletada.
  Será possível apresentar essas informações de duas formas:
1. agrupar as respostas dos entrevistados por pergunta, e associá-las aos teóricos e seus conceitos ao longo do texto, demonstrando a ligação entre a realidade e a teoria;
2. inserir um item específico nesse capítulo Resultados e Análise de Dados, comparando as respostas dos participantes sobre cada assunto abordado pela pesquisa, o que permitirá ao acadêmico, observar e concluir o que de fato ficou demonstrado a partir desses dados.
  A forma de apresentar as perguntas e respostas em seu texto também poderá variar, conforme as exigências de seu orientador.

  Como sugestão, para ambos os casos acima mencionados, você poderá negritar a pergunta e mudar a fonte de cada resposta, ou seja, utilizar uma segunda fonte apenas para as respostas.
  Além disso, será importante nominar cada participante sem utilizar os nomes verdadeiros, como por exemplo, chamá-los de A, B, C, ou 1o., 2o. e 3o. respondentes, tanto para facilitar a compreensão dos dados, assim como para manter o sigilo sobre as pessoas e dados coletados, que é uma exigência para as pesquisas acadêmicas. 
  Os dados e informações obtidos a partir de pesquisa de campo não costumam ser apresentados em forma de citação direta ao longo da monografia. 
  Outra dica importante, refere-se aos anexos que deverão ser incluídos ao final do seu texto, depois das Referências Bibliográficas, os Anexos referentes a essa pesquisa, destacando-se dois: um, refere-se ao Roteiro de Entrevista, no qual você deverá relacionar somente as perguntas; outro, referente à entrevista completa feita com cada voluntário da pesquisa, ou seja, cada pergunta e sua resposta. 
  Caso você ainda tenha dúvidas sobre sua pesquisa de campo, escreva para mim. 
  Um abraço!

Regina Del Buono

23 comentários:

  1. Ótimo. Tenho dúvidas sobre anexo e apêndice. Sempre achei que deveria escrever anexos, mas ultimamente aprendi que usamos esta palavra quando apomos algo que não foi feito por nós e apêndice, caso tenhamos elaborado por exemplo, o TCLE ou as perguntas da entrevista/questionário com nossas palavras. É isto mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leila. Até onde tenho analisado as diferentes metodologias das universidades brasileiras, entrevistas e demais informações a elas referentes, têm sido classificadas como Anexos. Sugiro que consulte a apostila de metodologia de sua universidade, para certificar-se qual nomenclatura a ser adotada. Um abraço!!

      Excluir
    2. concordo plenamente consigo, Regina Del Buono.

      Excluir
    3. Olá Regina, na minha pesquisa utilizei o formulário do google.docs. Como faço pra citar os comentários postados? E como as respostas desse formulário deve ser colocado em anexo?

      Excluir
    4. Olá, Rosineide, infelizmente eu desconheço este sistema. Entretanto, imagino que você poderá imprimi-los ou transcrevê-los em seu texto, seguindo o padrão exigido pela metodologia, para a composição do capítulo no qual as informações e dados deverão ser apresentados. Já com relação aos anexos, e ainda seguindo o padrão de um texto elaborado a partir de uma pesquisa de campo, você deverá incluir um anexo contendo o roteiro de perguntas, outro anexo transcrevendo perguntas e respostas de cada participante, e assim por diante. Espero ter contribuído de alguma forma, e se desejar, escreva para o meu email, meu endereço é: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço!

      Excluir
  2. És uma querida só por existir! E por esse blog incrível do qual não desgrudarei mais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jacqueline Lemos, poxa, que bom receber um recadinho deste no email, fiquei muito contente! Agradeço pelos elogios e por ter vindo deixar este comentário. Se desejar, você poderá curtir minha página no facebook, ficarei ainda mais agradecida! Desejo boa sorte com sua monografia, e se precisar de revisão, já sabe... rsss! Volte sempre, super abraço!

      Excluir
  3. Prezada Regina,
    Bom dia!!!
    Preciso esclarecer algumas dúvidas, espero que você possa me ajudar!
    Estou elaborando o meu TCC onde este utilizando pesquisa bibliográfica, enviei ao meu orientador para analise e sugestões, ele falou que estava ótimo mais sugeriu que fizesse entrevistas para agregar conhecimento prático e comparativo de antes e atualmente.
    Então penso em fazer o ultimo capitulo somente abordando as entrevistas e fazendo um comparativo da atualidade no assunto.
    Pode me sugerir qual a melhor forma para este capitulo?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc fez? Tô precisando dessa resposta em 2016.

      Excluir
    2. Bom dia! Conforme explicado neste artigo que publiquei em Maio de 2014, toda vez que o acadêmico opta pela realização de uma pesquisa de campo, seu trabalho deverá conter, necessariamente, um capítulo específico sobre a Metodologia, dentro do qual, tudo o que for relacionado à pesquisa elaborada, deve ser explicado dentro dele. Eu já publiquei aqui inúmeros artigos explicando todos os detalhes, em uma série sobre a Pesquisa de Campo, todos os anexos que deverão constar do trabalho e as formas de apresentar os entrevistados, os dados tabulados, etc. Caso você ainda tenha dúvidas, por favor, escreva para o meu email, para quem sabe, tentarmos aprofundar mais as explicações, caso os conteúdos dos meus artigos não consigam diluir tais dúvidas. Eu fico aguardando o seu contato. Segue o meu endereço de email: abntouvancouver@gmail.com. Receba o meu abraço!

      Excluir
  4. Olá, poderia me esclarecer uma dúvida? Fiz uma entrevista gravada para a elaboração do meu TCC. Gostaria de saber como incluo no trabalho. Qual a fonte, a forma de escrever, se literal ou modificada. Obrigada Célia

    ResponderExcluir
  5. Olá, poderia me esclarecer uma dúvida? Fiz uma entrevista gravada para a elaboração do meu TCC. Gostaria de saber como incluo no trabalho. Qual a fonte, a forma de escrever, se literal ou modificada. Obrigada Célia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Célia. Peço que visite meus artigos anteriores que detalham os anexos que devem compor o texto elaborado com base em pesquisa de campo. Quanto à forma de incluir as entrevistas, você pode sim alterar a fonte para dar destaque dentro do texto, e no anexo correspondente também, mas sugiro que verifique este detalhe com seu orientador, pois ele poderá ou não adotar essa forma de apresentação. Caso você ainda tenha alguma dúvida, peço que escreva para o meu email, cujo endereço é: abntouvancouver@gmail.com, responderei tão logo possível. Um abraço!

      Excluir
    2. Célia Andrioli, peço que visite meu último artigo, em resposta às suas dúvidas, segue o link: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-classificar-ou-qualificar-os.html], um abraço!

      Excluir
    3. Olá estou aflita na hora das entrevista esqueci de ligar o gravador porém tenho a medida q fazia as perguntas imediatamente a notava isso tem slgum problema? Tenho q apresentar a gravaçao a universidade? Me socorra

      Excluir
    4. Boa tarde, Anônimo, até onde eu sei, você não precisará apresentar as gravações mas sim a transcrição das mesmas. Se você tem as anotações das entrevistas, ao menos os aspectos mais importantes, imagino que essas anotações permitirão que você elabore um relatório para compor o texto. Acredito ser importante falar com seu orientador. Um abraço!

      Excluir
  6. Boa Tarde,

    Como se caracteriza os entrevistados no projeto de monografia?

    Tem que colocar os nomes das entrevistadas? Até onde eu sei, tem a questao do sigilo e que por isso se deve colocar, por exemplo, "A", "B", "C", ... Então, como se faz para caracterizá-las? É através de informações socio-economicas, caso eu possua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Júlia Barreto, peço que visite meu último artigo, publicado para tentar dirimir suas dúvidas, segue o link: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-classificar-ou-qualificar-os.html]. Caso você ainda precise de algo, por favor, escreva diretamente para o meu email, cujo endereço é: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço!

      Excluir
  7. oi professora estou fazendo meu tcc, e nao estou conseguindo analisar as respostas dos alunos, professores e coordenadoras. Voce poderia me dizer como faço para eu analisar de acordo com o meu refencial teorico .Meu tema e a indisciplina, desde de agradeço

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estou utilizando dados coletados por outro pesquisador. Há alguma norma para citar ele e os dados no meu trabalho? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Vou fazer entrevistas para meu tcc e gostaria de saber quantas entrevistas devo fazer??

    ResponderExcluir
  10. boa tarde!!!
    estou fazendo o tcc, e gostaria de saber como colocar a fala dos entrevistados, se é da linguagem deles, ou tenho que intervir e colocar na linguagem acadêmica?

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite obrigada, pela contribuição me ajudou

    ResponderExcluir