domingo, 4 de maio de 2014

Como inserir os dados da entrevista no texto da Monografia?

Bom dia!
  Ao elaborar uma monografia e optar pela técnica da pesquisa de campo, o acadêmico deverá coletar os dados que irão colaborar na observação das teorias estudadas, os quais deverão ser demonstrados dentro do seu texto.
  Não existe uma regra a este respeito, mas naturalmente, as informações obtidas deverão ser apresentadas em capítulo específico de seu TCC, e a forma de fazer isto poderá variar conforme sua universidade e orientador.
  Quando se faz uma pesquisa de campo, naturalmente deverá ser incluído um capítulo para apresentar Resultados e Análise de Dados. Nesse capítulo, as informações obtidas a partir das entrevistas realizadas poderão ser demonstradas por agrupamento das respostas e ainda, a partir da elaboração de tabelas, conforme o tipo de informação coletada.
  Será possível apresentar essas informações de duas formas:
1. agrupar as respostas dos entrevistados por pergunta, e associá-las aos teóricos e seus conceitos ao longo do texto, demonstrando a ligação entre a realidade e a teoria;
2. inserir um item específico nesse capítulo Resultados e Análise de Dados, comparando as respostas dos participantes sobre cada assunto abordado pela pesquisa, o que permitirá ao acadêmico, observar e concluir o que de fato ficou demonstrado a partir desses dados.
  A forma de apresentar as perguntas e respostas em seu texto também poderá variar, conforme as exigências de seu orientador.

  Como sugestão, para ambos os casos acima mencionados, você poderá negritar a pergunta e mudar a fonte de cada resposta, ou seja, utilizar uma segunda fonte apenas para as respostas.
  Além disso, será importante nominar cada participante sem utilizar os nomes verdadeiros, como por exemplo, chamá-los de A, B, C, ou 1o., 2o. e 3o. respondentes, tanto para facilitar a compreensão dos dados, assim como para manter o sigilo sobre as pessoas e dados coletados, que é uma exigência para as pesquisas acadêmicas. 
  Os dados e informações obtidos a partir de pesquisa de campo não costumam ser apresentados em forma de citação direta ao longo da monografia. 
  Outra dica importante, refere-se aos anexos que deverão ser incluídos ao final do seu texto, depois das Referências Bibliográficas, os Anexos referentes a essa pesquisa, destacando-se dois: um, refere-se ao Roteiro de Entrevista, no qual você deverá relacionar somente as perguntas; outro, referente à entrevista completa feita com cada voluntário da pesquisa, ou seja, cada pergunta e sua resposta. 
  Caso você ainda tenha dúvidas sobre sua pesquisa de campo, escreva para mim. 
  Um abraço!

Regina Del Buono

50 comentários:

  1. Ótimo. Tenho dúvidas sobre anexo e apêndice. Sempre achei que deveria escrever anexos, mas ultimamente aprendi que usamos esta palavra quando apomos algo que não foi feito por nós e apêndice, caso tenhamos elaborado por exemplo, o TCLE ou as perguntas da entrevista/questionário com nossas palavras. É isto mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leila. Até onde tenho analisado as diferentes metodologias das universidades brasileiras, entrevistas e demais informações a elas referentes, têm sido classificadas como Anexos. Sugiro que consulte a apostila de metodologia de sua universidade, para certificar-se qual nomenclatura a ser adotada. Um abraço!!

      Excluir
    2. concordo plenamente consigo, Regina Del Buono.

      Excluir
    3. Olá Regina, na minha pesquisa utilizei o formulário do google.docs. Como faço pra citar os comentários postados? E como as respostas desse formulário deve ser colocado em anexo?

      Excluir
    4. Olá, Rosineide, infelizmente eu desconheço este sistema. Entretanto, imagino que você poderá imprimi-los ou transcrevê-los em seu texto, seguindo o padrão exigido pela metodologia, para a composição do capítulo no qual as informações e dados deverão ser apresentados. Já com relação aos anexos, e ainda seguindo o padrão de um texto elaborado a partir de uma pesquisa de campo, você deverá incluir um anexo contendo o roteiro de perguntas, outro anexo transcrevendo perguntas e respostas de cada participante, e assim por diante. Espero ter contribuído de alguma forma, e se desejar, escreva para o meu email, meu endereço é: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço!

      Excluir
  2. És uma querida só por existir! E por esse blog incrível do qual não desgrudarei mais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jacqueline Lemos, poxa, que bom receber um recadinho deste no email, fiquei muito contente! Agradeço pelos elogios e por ter vindo deixar este comentário. Se desejar, você poderá curtir minha página no facebook, ficarei ainda mais agradecida! Desejo boa sorte com sua monografia, e se precisar de revisão, já sabe... rsss! Volte sempre, super abraço!

      Excluir
  3. Prezada Regina,
    Bom dia!!!
    Preciso esclarecer algumas dúvidas, espero que você possa me ajudar!
    Estou elaborando o meu TCC onde este utilizando pesquisa bibliográfica, enviei ao meu orientador para analise e sugestões, ele falou que estava ótimo mais sugeriu que fizesse entrevistas para agregar conhecimento prático e comparativo de antes e atualmente.
    Então penso em fazer o ultimo capitulo somente abordando as entrevistas e fazendo um comparativo da atualidade no assunto.
    Pode me sugerir qual a melhor forma para este capitulo?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc fez? Tô precisando dessa resposta em 2016.

      Excluir
    2. Bom dia! Conforme explicado neste artigo que publiquei em Maio de 2014, toda vez que o acadêmico opta pela realização de uma pesquisa de campo, seu trabalho deverá conter, necessariamente, um capítulo específico sobre a Metodologia, dentro do qual, tudo o que for relacionado à pesquisa elaborada, deve ser explicado dentro dele. Eu já publiquei aqui inúmeros artigos explicando todos os detalhes, em uma série sobre a Pesquisa de Campo, todos os anexos que deverão constar do trabalho e as formas de apresentar os entrevistados, os dados tabulados, etc. Caso você ainda tenha dúvidas, por favor, escreva para o meu email, para quem sabe, tentarmos aprofundar mais as explicações, caso os conteúdos dos meus artigos não consigam diluir tais dúvidas. Eu fico aguardando o seu contato. Segue o meu endereço de email: abntouvancouver@gmail.com. Receba o meu abraço!

      Excluir
  4. Olá, poderia me esclarecer uma dúvida? Fiz uma entrevista gravada para a elaboração do meu TCC. Gostaria de saber como incluo no trabalho. Qual a fonte, a forma de escrever, se literal ou modificada. Obrigada Célia

    ResponderExcluir
  5. Olá, poderia me esclarecer uma dúvida? Fiz uma entrevista gravada para a elaboração do meu TCC. Gostaria de saber como incluo no trabalho. Qual a fonte, a forma de escrever, se literal ou modificada. Obrigada Célia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Célia. Peço que visite meus artigos anteriores que detalham os anexos que devem compor o texto elaborado com base em pesquisa de campo. Quanto à forma de incluir as entrevistas, você pode sim alterar a fonte para dar destaque dentro do texto, e no anexo correspondente também, mas sugiro que verifique este detalhe com seu orientador, pois ele poderá ou não adotar essa forma de apresentação. Caso você ainda tenha alguma dúvida, peço que escreva para o meu email, cujo endereço é: abntouvancouver@gmail.com, responderei tão logo possível. Um abraço!

      Excluir
    2. Célia Andrioli, peço que visite meu último artigo, em resposta às suas dúvidas, segue o link: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-classificar-ou-qualificar-os.html], um abraço!

      Excluir
    3. Olá estou aflita na hora das entrevista esqueci de ligar o gravador porém tenho a medida q fazia as perguntas imediatamente a notava isso tem slgum problema? Tenho q apresentar a gravaçao a universidade? Me socorra

      Excluir
    4. Boa tarde, Anônimo, até onde eu sei, você não precisará apresentar as gravações mas sim a transcrição das mesmas. Se você tem as anotações das entrevistas, ao menos os aspectos mais importantes, imagino que essas anotações permitirão que você elabore um relatório para compor o texto. Acredito ser importante falar com seu orientador. Um abraço!

      Excluir
  6. Boa Tarde,

    Como se caracteriza os entrevistados no projeto de monografia?

    Tem que colocar os nomes das entrevistadas? Até onde eu sei, tem a questao do sigilo e que por isso se deve colocar, por exemplo, "A", "B", "C", ... Então, como se faz para caracterizá-las? É através de informações socio-economicas, caso eu possua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Júlia Barreto, peço que visite meu último artigo, publicado para tentar dirimir suas dúvidas, segue o link: [http://www.abntouvancouver.com.br/2016/06/como-classificar-ou-qualificar-os.html]. Caso você ainda precise de algo, por favor, escreva diretamente para o meu email, cujo endereço é: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço!

      Excluir
  7. oi professora estou fazendo meu tcc, e nao estou conseguindo analisar as respostas dos alunos, professores e coordenadoras. Voce poderia me dizer como faço para eu analisar de acordo com o meu refencial teorico .Meu tema e a indisciplina, desde de agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Donizete, infelizmente eu não avistei este seu comentário a tempo, é comum receber um email do Blogger, o que não ocorreu. Quando e se precisar de algo em que eu possa ajudar, peço que escreva para o meu endereço: abntouvancouver@gmail.com. Mil desculpas, receba o meu abraço!

      Excluir
  8. Olá! Estou utilizando dados coletados por outro pesquisador. Há alguma norma para citar ele e os dados no meu trabalho? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Valmir Jr., peço mil desculpas, mas infelizmente eu não avistei este seu comentário a tempo, já que é comum receber um email do Blogger, informando sobre novos comentários, o que não ocorreu para alguns que estou visualizando neste e em outros artigos meus. Caso eu ainda possa colaborar com você, no presente ou futuro, peço que escreva para o meu endereço: abntouvancouver@gmail.com. Receba o meu abraço!

      Excluir
  9. Boa noite! Vou fazer entrevistas para meu tcc e gostaria de saber quantas entrevistas devo fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Vivi, peço mil desculpas, mas infelizmente eu não avistei este seu comentário a tempo, já que é comum receber um email do Blogger, informando sobre novos comentários, o que não ocorreu para alguns que estou visualizando neste e em outros artigos meus. Caso eu ainda possa colaborar com você, no presente ou futuro, peço que escreva para o meu endereço: abntouvancouver@gmail.com. Receba o meu abraço!

      Excluir
  10. boa tarde!!!
    estou fazendo o tcc, e gostaria de saber como colocar a fala dos entrevistados, se é da linguagem deles, ou tenho que intervir e colocar na linguagem acadêmica?

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite obrigada, pela contribuição me ajudou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Maria Nazaré, eu peço mil desculpas, mas infelizmente eu não avistei este seu comentário a tempo, já que é comum receber um email do Blogger, informando sobre novos comentários, o que não ocorreu para alguns que estou visualizando neste e em outros artigos meus. Caso eu ainda possa colaborar com você, no presente ou futuro, peço que escreva para o meu endereço: abntouvancouver@gmail.com. Receba o meu abraço!

      Excluir
  12. Bom dia, eu estou fazendo meu tcc bastante atrasado e o meu orientador me pediu para fazer um relatório com todas as entrevistas, como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, somente hoje eu avistei este comentário, porque não recebi o email costumeiro do Blogger sobre novos comentários. Entretanto, eu imagino que você tenha um prazo para entregar esse relatório. Como tenho vários outros comentários para responder em formato de artigo semanal, sugiro que escreva para o meu email, para que eu possa fornecer dicas mais rapidamente para você. Segue meu endereço: abntouvancouver@gmail.com. Um abraço.

      Excluir
  13. Ola Regina, gostaria que me tirasse uma dulvida sobre meu tcc, é que os dados da pesquisa que havia coletado, coloquei todos em um capitulo só , e nele tinham todas as metodologias usadas Alem dos resuldatos dos questionarios, porem segundo orientaçoes pediram para colocar em introduçao.. mas no meu ponto de vista nao ficou legal. Pode colocar dados da pesquisa em introduçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Anônimo, eu peço mil desculpas, mas infelizmente eu não avistei este seu comentário a tempo, já que é comum receber um email do Blogger, informando sobre novos comentários, o que não ocorreu para alguns que estou visualizando neste e em outros artigos meus. Caso eu ainda possa colaborar com você, no presente ou futuro, peço que escreva para o meu endereço: abntouvancouver@gmail.com. Receba o meu abraço!

      Excluir
  14. Quando nao é exibido os nomes dos intrevistados , devido os mesmos nao quererem divulgaçao ? o que acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Anônimo, eu peço mil desculpas, mas infelizmente eu não avistei este seu comentário a tempo, já que é comum receber um email do Blogger, informando sobre novos comentários, o que não ocorreu para alguns que estou visualizando neste e em outros artigos meus. Caso eu ainda possa colaborar com você, no presente ou futuro, peço que escreva para o meu endereço: abntouvancouver@gmail.com. Receba o meu abraço!

      Excluir
  15. Olá, como estão???? Quem pode ne ajudar numa pesquisa que estou a desenvolver no âmbito do desconhecimento e inaplicabilidade do habeas curpus em alguns países, como Moçambique.... Quem desejar me escrever pelo email: helder.machel@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Helder.Machel, eu peço mil desculpas, mas infelizmente eu não avistei este seu comentário a tempo, já que é comum receber um email do Blogger, informando sobre novos comentários, o que não ocorreu para alguns que estou visualizando neste e em outros artigos meus. Caso eu ainda possa colaborar com você, no presente ou futuro, peço que escreva para o meu endereço: abntouvancouver@gmail.com. Receba o meu abraço!

      Excluir
  16. Boa noite,
    posso usar apenas 01 profisisonal para entrevista? Meu artigo envolve Educação e Saúde, quero mostrar como é importante o bom ambiente escolar para a qualidade de vida dos sujeitos. Quero usar um enfermeiro ( o edital exige), 01 professor e 01 assistente social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Paula. Em primeiro lugar, sua pergunta me deixou com uma dúvida: o edital exite 01 professor e 01 assistente social, e você estaria pretendendo incluir também a entrevista de 01 enfermeiro? seria isto? Bem, se eu compreendi certo, e, se o edital cujas regras você deve seguir exige apenas um profissional de cada especialidade a entrevistar, obviamente que a sua pesquisa não apresentará uma comparação dos dados coletados. Por sua vez, se o seu questionamento se refere exclusivamente à inclusão de uma terceira especialidade profissional como participante de seu trabalho, por você considerar ser necessário/ideal para o contexto escolar, de fato, será mesmo necessária a consulta/anuência de seu (sua) orientador(a)/universidade. Caso você queira me escrever diretamente, o meu endereço de email é:abntouvancouver@gmail.com. Um abraço!

      Excluir
  17. Eu não vim perguntar nada, pois já tirei minhas dúvidas... Mas, achei muito bacana o blog, então vim dar parabéns pela inciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Eliana Freitas, eu fico muito contente em colaborar para a sua compreensão, e agradeço pelos elogios. Um abraço!

      Excluir
  18. Boa noite! Se eu fizer uma entrevista para minha pesquisa e quiser inseri-la na íntegra (as perguntas elaboradas por mim e as respostas do entrevistado), deve ser como anexo ou apêndice?

    ResponderExcluir
  19. Bom dia! Gostaria de tirar uma dúvida. Realizei uma entrevista pessoalmente com uma pessoa, e durante o trabalho inserimos a entrevista na íntegra, com as respostas e perguntas ao longo do texto em um subcapítulo específico. Gostaria de saber se pode ser feito dessa maneira, visto que se a entrevista ficar apenas em anexo, não contará laudas para o trabalho. Queria que a entrevista ficasse ao longo do TCC para que as laudas contassem!
    Existe essa possibilidade?
    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Regina,

    Gostaria de uma explicação a respeito dos dados de uma pesquisa de campo(entrevista semi estruturada) com o seguinte cenário:
    Amostra de entrevistados: 208;
    Algumas perguntas eram abertas, com possibilidade de respostas múltiplas, isto indica que obtive para determinadas perguntas mais respostas que o número de entrevistados.
    Como apresentar esses dados em forma de tabelas? Posso apresentar tabelas com o universo de 208 sendo 100% da amostra e outras tabelas com 100% da amostra o total de respostas que obtive?
    Não consegui achar respostas ainda sobre isto.
    Espero ter sido clara em minha pergunta.
    Agradeço de antemão,
    Albiege Sales

    ResponderExcluir
  21. Olá ..estou precisando de ajuda . nos resultados coloquei em tabelas , pronto ...! Mais a discussão eu nao entedi bem ... tenho que colocar a pagina das perguntas da entrevista ..e em seguda colocar todas as perguntas e respostas de todos os intrevistados??

    ResponderExcluir
  22. Boa noite! Gostaria que me respondesse uma dúvida.
    A entrevista completa feita com cada voluntário da pesquisa, ou seja, cada pergunta e sua resposta como você citou, seria entrevista estruturada, não estruturada ou semi estruturada?

    ResponderExcluir
  23. Bom dia,

    A entrevista foi semi estruturada, com algumas perguntas abertas e outras não.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite!
    Estou aplicando via e-mail a uma única pessoa para minha monografia, será descritivo, qualitativo com uso de questionário. Este questionário retirei de um artigo publicado tratando de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa.
    Devo citar as perguntas que retirei do artigo no anexo? pois as perguntas não são minhas, ou não há nada para anexo pois vou trazer para dentro da metodologia que se trata de uma pesquisa retirada do questionário do artigo...
    Como faço isso? Pois apliquei o questionário para reafirmar que a visão permanece igual em empresas de patamares menores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde prá você! Sugiro que escreva para o meu email, por favor: abntouvancouver@gmail.com. Abraços.

      Excluir
  25. Olá boa noite. Estou finalizando meu TCC artigo, e minha dúvida é como colocar nas referências bibliográficas, obedecendo as normas da ABNT os questionário que fiz como pesquisa.
    Eu fiz assim:

    Questionários respondidos 37 (trinta e sete) através do formulário do Google - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdO8kgveBLcSY_xyfwYASUwxfaTkbsJWVFmKUiejJPpBanyVQ/closedform - acesso em 02/09/2018 às 21:21h

    Questionários respondidos 07 (sete) através do preenchimento físico

    Grata aguardo retorno.
    Majô

    ResponderExcluir
  26. Olá. Eu fiz um capítulo específico para tratar da entrevista oral e seus resultados. Estava imaginando em colocar todas as perguntas e respostas neste capítulo. Nesse caso, preciso fazer um outro anexo com as perguntas e respostas?

    ResponderExcluir