domingo, 17 de agosto de 2014

Como apresentar diferentes fontes nas Referências? NBR 6023/2002

Bom dia!
   Desde 2010, aproximadamente, pode-se observar que os textos acadêmico-científicos aprovados pelas diferentes universidades do país têm exigido que as Referências de artigos, monografias e teses de mestrado que seguem ABNT ou mesmo VANCOUVER sejam elaboradas em uma ordem alfabética única. 

   Se anteriormente era permitido que a bibliografia apresentasse subitens ou categorias de materiais bibliográficos, entre eles os artigos eletrônicos, livros, cds, dvds, revistas técnicas, monografias, etc., no presente, as diferentes fontes, sejam os itens mencionados, ou então documentos históricos, entrevistas, e outros materiais, todos deverão ser listados sem subtítulos.

   O cuidado que se deve ter refere-se à forma correta de dar a entrada em cada tipo de fonte, quanto às regras da ABNT. Existe ainda a questão do cuidado relativo ao fato que cada fonte tenha a mesma entrada ao longo do texto, assim como nas Referências. 

Vamos a um exemplo: ao dar entrada, nas Referências em: "GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.São Paulo: Atlas, 1991", ao longo do texto, ele deverá ser referido como "Gil (1991)". 
  É importante que você esteja atento às regras da ABNT, e ao mesmo tempo, que verifique na apostila de metodologia de sua universidade, se existe algo específico neste sentido. Fale com seu orientador.
Um abraço! 
Regina Del Buono

0 comentários:

Postar um comentário