domingo, 3 de agosto de 2014

Como elaborar a Hipótese da Monografia

Bom dia!
   A hipótese de uma monografia consiste em uma resposta "hipotética" para o problema que deverá ser investigado a respeito do tema em questão. Note que ambos - problema e hipótese- devem ser factíveis no contexto desse tema. 
  Em agosto de 2013 eu publiquei um artigo mais teórico, baseada em Salomon (1995), explicando  como elaborar a hipótese de uma monografia, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2013/08/como-formular-hipotese-de-sua-monografia.html]. Hoje estamos voltando a este assunto, desta vez para abordá-lo em uma linguagem mais informal. 
  Segundo o dicionário Aurélio* (2008, p.453), a definição para o termo hipótese é "conjetura, acontecimento incerto, eventualidade." 
  Se trouxermos esta definição para o contexto do texto acadêmico, como as monografias e os artigos científicos, entre outros, deve-se observar que a hipótese deverá responder ao problema sugerido, e ainda que ambos representam conjecturas, uma vez que estão restritos ao âmbito de uma disciplina acadêmica.

  Entretanto, também é possível observar um problema existente na realidade, pesquisar na teoria as explicações para melhor compreendê-lo, e a partir disso, identificar a solução mais ideal. 
  Ao escolher o tema, o problema e a resposta para o mesmo, que é hipotética, esta deverá solucionar esse problema, lembrando que ao redigir a conclusão de seu texto, é importante que você esclareça se o problema pesquisado foi resolvido, ou seja, se o problema foi respondido a partir da solução sugerida, e como a teoria analisada colaborou para isto.
  Mas como fazer isto? É simples: ao escolher o tema, pesquise bastante sobre os assuntos que envolvem esse tema e leia atentamente sobre o mesmo, pois isto o ajudará a criar um problema a investigar e como ele poderia ser resolvido. Isto será possível a partir dos conceitos e teóricos selecionados para embasar os assuntos dos capítulos contidos em seu texto.
  Eu vou mencionar um 1o. exemplo. Certa vez, eu revisei a monografia de uma aluna do curso de Administração que trabalhava em uma transportadora de pequeno porte, cuja direção era familiar. Essa acadêmica teria observado em seu dia a dia de trabalho que a todo momento surgiam problemas relativos às ordens que não eram devidamente cumpridas, ocasionando muita confusão e desgastes entre as áreas, especialmente na direção da empresa, a quem ela se reportava diretamente. Invariavelmente, verifica-se a existência de falhas na transmissão dessas ordens.
  Ou seja, existia um problema na comunicação dentro da organização, o que a fez escolher este tema para a monografia, e ainda a identificar as possíveis ações práticas para que esse problema fosse corrigido.
  Dessa forma, ela redigiu um texto sobre a importância da comunicação empresarial e sobre as dificuldades e cuidados com este assunto tão importante para o bom funcionamento de uma organização.
  Esta aluna/pesquisadora elaborou toda a fundamentação teórica, desenvolvendo ainda uma pesquisa de campo que foi realizada através de um formulário contendo perguntas fechadas, que foi aplicado indistintamente a todos os colaboradores da organização, desde a portaria até à direção. 
  Ao apresentar os resultados tabulados para seu diretor, foram definidas novas regras para solucionar a questão, entre elas, que essas ordem passassem a ser feitas através de comunicados internos, como memorandos e/ou ordens de serviço, além da implantação de um quadro de avisos. Verificou-se ainda que grande parte de seus motoristas deveriam adquirir maior letramento, sendo então criado um programa de alfabetização para efetivar as novas regras adotadas a partir dos resultados da pesquisa. 
  Vamos a um 2o. exemplo:    
Suponhamos que o tema em questão aborde a melhoria da competitividade da empresa ABC. Em seus capítulos, este texto deverá discorrer sobre alguns assuntos fundamentais para uma organização, entre eles planejamento estratégico, vantagem competitiva, tomada de decisão, gerenciamento de pessoas, entre outros. A questão que surge é: como criar novos mecanismos de vantagem competitiva para conquistar um posicionamento mercadológico melhor? Como solução hipotética* propõe-se que o sistema de integração informatizado seja melhorado a partir da implantação de uma ferramenta "XYZ".
  A solução hipotética para responder ao problema sugerido deverá ser uma resposta afirmativa, que por sua vez, deverá estar embasada nos teóricos e conceitos por eles estabelecidos. 
 *Note que a hipótese sugerida para o problema do 2o. exemplo é uma suposição; entretanto, o problema poderia estar baseado em uma situação real, isto é, que estivesse mesmo acontecendo em uma determinada empresa, assim como a solução para o mesmo também estivesse em andamento. 
  Neste caso, o universo acadêmico adentra a realidade do mercado empresarial ao mesmo tempo que os fatos dessa realidade adentram o universo acadêmico, permitindo que situações e problemas sejam observados, e que sejam encontradas teorias que versam sobre o mesmo para que sejam analisadas, ocasionando uma nova visão para esse aluno/pesquisador. 
 Um abraço! 
Regina Del Buono

REFERÊNCIAS:
*FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 7. ed.; Curitiba: Positivo, 2008.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1995. 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. eu também adorei, Juliana Kind, sua ideia foi muito pertinente, sua monografia ficou excelente, e ficamos tão contentes, não é mesmo, querida? Abraço!!!

      Excluir