domingo, 30 de novembro de 2014

Por que editar um texto?

Boa tarde!
   Ao revisar um texto, é preciso estar atento aos conteúdos e intencionalidades de seu autor, que devem ser preservados, fazendo da revisão final um texto fiel ao original recebido. Na prática, a edição permite que a coesão e a coerência das ideias nele expressas sejam melhoradas, já que em alguns casos, é comum que existam ideias repetidas, ou então, que determinados parágrafos ou períodos apresentem-se meio confusos, carecendo de uma reorganização na forma de expor tais ideias.
   Entretanto, para editar ou fazer o copidesque (como esta atividade de editar textos é mais conhecida), é uma questão que requer a aceitação e a autorização do autor, e que poderá ser realizada quando realmente for necessária, é claro. 
   Embora existam casos em que a edição do texto original não seja recomendada pelo autor, felizmente, eu tenho tido a sorte e várias oportunidades de colaborar de forma assertiva com a maioria dos textos que chegam às minhas mãos, para os quais eu tenho feito propostas de ajustes e/ou modificações que têm sido sempre bem aceitas.
   Um abraço!
Regina Del Buono

0 comentários:

Postar um comentário