domingo, 2 de agosto de 2015

A Pesquisa de Campo e o Desenho do Estudo

Bom dia!
  Falar em Desenho do Estudo significa, em primeiro lugar, definir o problema (ou pergunta) a ser investigado pelo tema escolhido e os objetivos da pesquisa. Este artigo dá continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].


   Além deles (problema e objetivos) relacionados ao tema, é preciso ainda definir: 

1. a população (ou público-alvo) a estudar; 
2. o método pelo qual a escolha da amostra será obtida; 
3. o tipo de abordagem metodológica (se quantitativa, qualitativa ou mista); 
4. quais os fenômenos serão estudados e os métodos de medição das variáveis de interesse.

  A partir de todas essas definições, o aluno/pesquisador deverá realizar a pesquisa propriamente dita, além do levantamento bibliográfico e do desenvolvimento da fundamentação teórica necessária ao texto.
  Um abraço! 
Regina Del Buono

REFERÊNCIAS
GUIMARÃES, Nadya Araujo. Métodos e Técnicas de Pesquisa. Aula 1 – 2005. Disponível em: [http://www.fflch.usp.br/sociologia/nadya/Aula4.pdf]; acesso em 03 mar 2015. 
TEIXEIRA, Enise Barth. A Análise de Dados na Pesquisa Científica importância e desafios em estudos organizacionais. 2003. disponível em:[http://www.spell.org.br/documentos/ver/20204/a-analise-de-dados-na-pesquisa-cientifica--importancia-e-desafios-em-estudos-organizacionais]; acesso em 02 mar 2015. 
UNIVERSIDADE DO PORTO. Desenhos de Estudo: Estudos transversais. Disponível em: 

0 comentários:

Postar um comentário