domingo, 9 de agosto de 2015

O Local onde realizar a Pesquisa de Campo

Bom dia!
   A Pesquisa Científica pode ser elaborada enquanto Pesquisa de Laboratório (in vitro) ou Pesquisa de Campo (in situ), sendo que cada uma delas exige um local diferente. Se o aluno/pesquisador optar pela realização de uma Pesquisa de Laboratório, esta deverá ocorrer a partir de uma série de condições artificiais, como temperatura, pressão, concentrações e quantidades (como amostras, por exemplo), tempo, equipamentos, etc., todas controladas pelo pesquisador. Este artigo dá continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].

   Por sua vez, a Pesquisa de Campo, que deve ser realizada onde o problema ou situação acontece, é um tipo de pesquisa que não permite qualquer manipulação ou controle dos fatos, uma vez que não se pode modificar o local nem as condições onde os mesmos ocorrem (SOUZA, MÜLLER; FRACASSI; ROMEIRO, 2013, p.17-8). 
   Segundo Moresi (2003, p.11), “pesquisa é a construção de conhecimento original de acordo com certas exigências científicas”. Para que atinja seus objetivos, requer a compreensão de algumas etapas que devem seguir um planejamento, que compreende as seguintes fases: “1. Decisória (escolha do tema e problema a investigar; 2. Construtiva (plano de pesquisa e sua execução); 3. Redacional (analisar os dados e elaborar o texto propriamente dito)”.
   A Pesquisa de Campo permite ao aluno/pesquisador que tenha contato com a realidade dos fatos, onde eles acontecem, os quais deverão ser, posteriormente, fundamentados a partir dos conceitos e teóricos selecionados para a elaboração do texto. 
 A Pesquisa de Campo permite uma observação maior sobre o objeto de estudo em questão, podendo ser feita a partir de entrevistas, que costumam ser presenciais, gravadas e transcritas posteriormente para integrar o texto em desenvolvimento, ou então, através de questionário impresso contendo as perguntas de interesse da pesquisa, questionário a ser entregue e retirado aos voluntários da pesquisa com datas previamente definidas.
 Para elaborar uma Pesquisa de Campo, é preciso que seja definida com clareza a população a ser analisada, de acordo com o objeto do estudo, assim como os critérios de escolha que irão orientar a escolha da população “(que pode ser um produto, serviço, pessoas, instituições, etc.)”, assim como quais serão os sujeitos observados (ENAP, 2015).
   Bom trabalho!

Regina Del Buono

REFERÊNCIAS

ENAP – Escola Nacional de Administração Pública. O planejamento da pesquisa. Janeiro de 2015. Disponível em: [http://www.enap.gov.br/]; acesso em 04 abr 2015.
MORESI, Eduardo (Org.). Metodologia da Pesquisa. Universidade Católica de Brasília – UCB Pró-Reitoria de Pós-Graduação – PRPG Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Disponível em:[http://ftp.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/1370886616.pdf]; acesso em 03 abr 2015.
SOUZA, Dalva Inês de; MÜLLER, Deise Margô; FRACASSI, Maria Angélica Thiele; ROMEIRO, Solange Bianco Borges. Manual de orientações para projetos de pesquisa. Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Novo Hamburgo 2013. Disponível em: 


0 comentários:

Postar um comentário