domingo, 20 de setembro de 2015

Os canais de comunicação para a realização de uma Pesquisa de Campo

Bom dia!
   Entre os instrumentos mais utilizados para a realização de uma pesquisa de campo, estão as entrevistas e os formulários, contendo o roteiro de perguntas de interesse do tema em desenvolvimento. Este artigo dá continuidade a este assunto, intitulado A Pesquisa de Campo e o Instrumento de Coleta Dados, publicado em 13 de setembro de 2015, cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/09/a-pesquisa-de-campo-e-os-instrumentos.html] . Hoje, voltamos ao assunto, para responder a uma dúvida da Bru Fall, que pretende realizar as entrevistas para seu estudo através do skype. Eu espero ser assertiva.

   Para realizarmos uma entrevista utilizamos o canal da fala e o contato pessoal. Entretanto, para ser incluída no texto em desenvolvimento, essa entrevista deverá ser gravada durante a sua realização, para ser, posteriormente, transcrita para o papel. 
  Por sua vez, quando o instrumento utilizado para a coleta de dados é um formulário contendo as perguntas, o canal de comunicação é o roteiro impresso, através do qual, perguntas e respostas serão obtidas.
 Com relação ao uso do programa Skype, eu acredito ser possível a sua utilização, enquanto canal de comunicação, pois foi criado para encurtar as distâncias físicas entre todos nós. Pode ser mesmo uma possibilidade para este fim.
 Entretanto, como eu ainda não soube de casos cujas entrevistas tenham sido feitas através dos meios virtuais, sugiro à Bru que pergunte ao seu orientador/universidade, para assegurar-se de que este meio será aceito e aprovado. Sugiro ainda que verifique sobre a possibilidade dessa entrevista ser gravada durante a sua realização, para permitir sua transcrição. 
   Espero ter colaborado com você. Um abraço!
Regina Del Buono


0 comentários:

Postar um comentário