domingo, 1 de novembro de 2015

A Pesquisa Experimental: da série Tipos de Pesquisa

Bom dia!
   A Pesquisa Experimental é um procedimento técnico que tem por objetivo “explicar as causas de determinado evento, manipulando deliberadamente algum aspecto dessa realidade” (UNIFRA). A Pesquisa Experimental é um tipo de pesquisa que costuma ser utilizada na perspectiva das Ciências Humanas e Sociais, e que foi tema do artigo publicado aqui em 28 de junho de 2015, sob o título: "Objetivos da Pesquisa Experimental = da série Tipos de Pesquisa", cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/06/objetivos-da-pesquisa-experimental-da.html], assunto que será aprofundado hoje, em continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado "Como definir o tipo de pesquisa científica?", cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].
  Para Gil, (2008, p.8), uma vez definido o objeto ou assunto a ser estudado, devem ser definidas as variáveis a serem aplicadas, capazes de influenciar tal estudo, assim como os instrumentos necessários à coleta de dados. Isto está relacionado “às formas de controle e de observação dos efeitos que cada variável produzirá no objeto estudado“, tendo por objetivo, explicitar o motivo e causas do fenômeno produzido.
  O Instituto Processus (2012, p.7-12) conceitua as variáveis, além de defini-las, assim como os instrumentos a serem utilizados em uma Pesquisa Experimental. Assim, define que uma variável pode ser: “um valor, quantidade, qualidade, características, aspectos, propriedades ou fatores reais ou potencialmente mensuráveis e discerníveis de um objeto em estudo“.Como exemplo, pode-se definir a amostra ou universo escolhido como objeto de estudo:
1. o salário de determinada categoria profissional, em período determinado e variações dos valores;
2. idade, sexo, profissão e cor de um grupo de indivíduos em situação e/ou condição específicas, em certo intervalo de tempo; etc.. 
   Falar em variáveis para uma Pesquisa Experimental é o mesmo que indicar quais serão os mecanismos a adotar, para permitir a ligação entre as variáveis independentes com as dependentes, mas deve-se mencionar ainda, a variável interveniente, conforme definição:
a. variável independente: consiste no fator, causa ou antecedente que determina a ocorrência de outro fenômeno, efeito ou consequente;
b. variável dependente: consiste no fator, propriedade, efeito ou resultado decorrente da ação da variável independente;
c. Variável interveniente: atua modificando a variável dependente sem que tenha havido modificação na variável independente.

 Cabe destacar que a manipulação dos dados será possível a partir da variável independente definida inicialmente para a realização do estudo.
   Um abraço! 
Regina Del Buono* 
Referências

GIL, Robledo Lima. Tipos de Pesquisa. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Disciplina de Pesquisa do Ensino de Ciências e Biologia. 2009.

INSTITUTO PROCESSUS – Metodologia de Pesquisa. Disponível em:[http://institutoprocessus.com.br/2012/wp-content/uploads/2012/02/Metodologia-da-pesquisa.pdf]; acesso em 03 mar 2015. 

UNIFRA – Centro Universitário Franciscano. Metodologia Científica: a pesquisa e os métodos científicos. Disponível em:[http://www.unifra.br/site]; acesso em 02 jul 2015.

*Como referir este artigo: 
DEL-BUONO, Regina C. A Pesquisa Experimental: da série Tipos de Pesquisa. Publicado em 01 nov 2015. Disponível em:[ ].

0 comentários:

Postar um comentário