domingo, 29 de novembro de 2015

Como redigir a Introdução de uma Monografia?

Bom dia!
   Todas as partes que compõem um artigo ou monografia merecem bastante atenção durante sua elaboração, por parte do aluno/pesquisador, como é o caso da Introdução. Hoje, vamos voltar a este item tão importante para um trabalho acadêmico, em atenção à Karin Machado. Espero poder colaborar com ela.

   Os elementos que a Introdução de um artigo científico ou monografia deve conter foram descritos em dois artigos anteriores, publicados aqui, o primeiro, em 19 de janeiro de 2014, sob o título "Como fazer a Introdução do TCC ou da Monografia", cujo link é: [http://www.abntouvancouver.com.br/2014/01/como-fazer-introducao-da-monografia.html], fornecendo alguns detalhes sobre o conteúdo da Introdução. 
  Por sua vez, o segundo artigo foi publicado em 11 de janeiro de 2015, intitulado "Como elaborar a Introdução do TCC ? ", cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/01/como-elaborar-introducao-do-tcc.html], para reforçar aquelas explicações iniciais. 

   Sendo assim, hoje eu vou reforçar um aspecto importante para a redação da Introdução.

   A aprovação do conteúdo de cada elemento de uma monografia, seja a introdução, um capitulo, a conclusão ou o resumo, depende do orientador(a), uma vez que a correção e aprovação de um texto acadêmico-científico não é algo fechado, rigoroso, fazendo com que todos os textos produzidos pelos universitários fiquem padronizados. Não. 

  Os orientadores conduzem seus alunos de acordo a sua visão e conhecimentos sobre o texto em desenvolvimento,  e ainda, com o padrão e exigências da universidade onde estão atuando, e isto permite a todos, professores, universidades e acadêmicos, mais liberdade em todas as produções de textos científicos.

   Sob este olhar, alguns orientadores/universidades exigem uma introdução sucinta, de uma página, contendo apenas os elementos já mencionados: tema, problema, resposta hipotética (ou hipótese), objetivos geral e os específicos, relevância do tema, e os assuntos que deverão compor cada capítulo. 

   Já outros orientadores/universidades, permitem ou exigem que a introdução seja mais longa, e assim, devem ser incluídas as principais teorias e autores especializados no tema em desenvolvimento, autores esses também conhecidos como "marcos teóricos".
   Assim, seja uma introdução breve ou mais longa, é importante que os itens: tema, problema, hipótese, objetivo geral e específicos, relevância do tema escolhido e assuntos (capítulos) que serão desenvolvidos, constem da introdução, uma vez que é este o verdadeiro objetivo da mesma, no contexto de uma monografia. 
   Boa sorte. 
Regina Del Buono

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