domingo, 8 de novembro de 2015

Como referir os autores ao longo do texto segundo a metodologia VANCOUVER

Boa tarde!
   Uma das principais diferenças entre os textos que seguem a metodologia ABNT daqueles que seguem a Metodologia VANCOUVER é a forma de referir os autores ao longo do mesmo. Este artigo foi desenvolvido em atenção às dúvidas recebidas por email da Fernanda Tais, quanto à forma correta de referir os autores segundo as Normas VANCOUVER, eu vou tentar ajudá-la.
  Inicialmente, eu gostaria de destacar que neste artigo vou referir os autores que serão utilizados como exemplos, seguindo as normas VANCOUVER, assim como listá-los, ao final, de acordo com esta metodologia.
  Para referir os autores seguindo as regras da Metodologia VANCOUVER, deve-se enumerar os autores/obras ao longo do texto, numeração sequencial conforme essas obras vão sendo utilizadas. O ponto final de cada parágrafo costuma ser colocado, por inúmeros redatores, ANTES da inserção dessa numeração; já vários outros autores costumam colocá-lo DEPOIS dos mesmos, eu desconheço uma regra específica para este aspecto. 
  As possíveis variações ficam por conta das exigências de cada periódico no qual cada artigo foi publicado, uma vez que a Metodologia VANCOUVER foi desenvolvida com o objetivo de veicular de forma rápida, nos diversos periódicos científicos eletrônicos, as novas pesquisas, estudos, achados e técnicas, permitindo o acesso a todas elas pelo maior número de profissionais da área de Saúde.  
  A mesma numeração utilizada para cada autor/obra ao longo do texto deve ser utilizada para listar todos os autores nas Referências Bibliográficas, ao invés de seguir a ordem alfabética, como determina Metodologia ABNT. 
 A colocação dessa numeração deve ser feita ao final de cada parágrafo, ou ao final de cada frase, dentro de um mesmo parágrafo, caso sejam utilizados autores diferentes.

 Veja o Exemplo 1Observe(m) um parágrafo extraído do artigo de Ventura(1) (2007, p.384):

Assim como há diferentes posicionamentos que relatam as origens do estudo de caso, para a apresentação do seu significado como modalidade de pesquisa, há na literatura mundial contemporânea a contribuição de muitos autores, com posições diversas, entre os quais destacam-se: Goode et al.(6); Yin(7); Stake(8); Lüdke et al.(9). 
  Note(m) que Ventura(1) mencionou os sobrenomes dos autores/obras consultados, seguidos da numeração a cada um corresponde, ao longo do texto, cujas teorias vão sendo exploradas durante o seu desenvolvimeto.

 Outra forma de fazer isto é inserir a numeração correspondente a cada autor ao final do parágrafo, mencionando todos aqueles que foram lidos, interpretados e parafraseados para elaboração de cada parágrafo.
  
 Agora, vamos ao Exemplo 2obtido no artigo elaborado por FONTANELLA (2)  (2007, p.72). 


Por outro lado, embora os benefícios de tais procedimentos, especialmente da oração, atualmente venham merecendo destaque na literatura científica (15), outras razões para estas escolhas poderiam se basear na insatisfação com a medicina alopática ou com a abordagem médica tradicional. Esta última, por sua vez, também pode apresentar problemas de diferentes ordens tais como falta de acesso ao profissional ou medicamento, alto custo e efeitos adversos dos medicamentos, eficácia limitada para alguns pacientes (especialmente no tratamento de doenças crônico-degenerativas), deterioração da relação médico-paciente caracterizada pela burocratização, despersonalização e desumanização do atendimento médico (2),(5),(7),(13),(16),(17),(18).
   Note(m) que na 1ª. frase, os autores referem apenas uma fonte, que recebeu  o número 15, enquanto que ao final do parágrafo, foram mencionados sete fontes consultadas, de numeração variada, conforme foram sendo utilizados durante o desenvolvimento do artigo.  Para permitir comparações quanto à forma de referir os autores em cada metodologia, vou dar outros exemplos, desta vez seguindo a Metodologia ABNT.
  Observe(m) desta vez o Exemplo 3, extraído do artigo de Cesar(3) (2005, p.1), que menciona um autor a cada frase, dentro do mesmo parágrafo, seguindo o padrão "(SOBRENOME,data).
Um método é um conjunto de processos pelos quais se torna possível conhecer uma determinada realidade, produzir determinado objeto ou desenvolver certos procedimentos ou comportamentos (OLIVEIRA, 1999). O método científico caracteriza-se pela escolha de procedimentos sistemáticos para descrição e explicação de uma determinada situação sob estudo e sua escolha deve estar baseada em dois critérios básicos: a natureza do objetivo ao qual se aplica e o objetivo que se tem em vista no estudo (FACHIN, 2001).


   Neste caso, para elaborar a lista das Referências Bibliográficas ao final do artigo, todos os autores/obras foram relacionados em ordem alfabética.

   Finalmente o Exemplo 4, apresenta que vários autores foram mencionados ao final de um único parágrafo, conforme Marinho(4) (2010, p.364). 
As considerações aqui apresentadas se apoiam também em projetos de ensino e de pesquisa, envolvendo a leitura e a escrita, em cursos de formação inicial (graduação) e continuada de professores, de pós-graduação, mais especificamente, na disciplina de Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos em Educação – criada em 2004, em currículos de graduação e de pós-graduação. O propósito central desses projetos envolve o trabalho com uma diversidade de gêneros discursivos. Um deles é a produção de textos memorialísticos como estratégia de formação e de pesquisa (Ver MARINHO, 2004; MARTINS, 2005; MARINHO; MACHADO; COELHO; GOMES, 2009).

  Note(m) que foram lidos e interpretados vários autores, que permitiram a Marinho parafraseá-los, os quais foram mencionados ao final do parágrafo.

   Eu gostaria de destacar que, ao seguir o padrão VANCOUVER, deve-se mencionar apenas o número a que determinado autor se refere, ou então, seu sobrenome e número. Entretanto, neste artigo, e apenas para explicar de forma clara, eu coloquei nos Exemplos 1 e 2, além do sobrenome do autor e número que a ele corresponde nas Referências deste artigo, inclui ainda o ano de publicação e a página de onde cada parágrafo aqui mencionado foi obtido.
   Boa semana!

Regina Del Buono

REFERÊNCIAS 
1. VENTURA, Magda Maria. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Rev SOCERJ. 2007;20(5):383-386, setembro/outubro. Disponível em:
[http://unisc.br/portal/upload/com_arquivo/o_estudo_de_caso_como_modalidade_de_pesquisa.pdf]; acesso em 31 jan 2015. 
2. FONTANELLA, Fabrício; SPECK, Frederico Pires; PIOVEZAN, Anna Paula; KULKAMP, Irene Clemes. Conhecimento, acesso e aceitação das práticas integrativas e complementares em saúde por uma comunidade usuária do Sistema Único de Saúde na cidade de Tubarão/SC. Arquivos Catarinenses de Medicina Vol. 36, no . 2, de 2007. Disponível em:[http://www.acm.org.br/revista/pdf/artigos/484.pdf]; acesso em 03 abr 2014. 
3. CESAR, Ana Maria Roux Valentini Coelho. Método do Estudo de Caso (Case Studies) ou Método do Caso (Teaching Cases)? Uma análise dos dois métodos no Ensino e Pesquisa em Administração. 2005. Disponível em:[http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCSA/remac/jul_dez_05/06.pdf]; acesso em 31 jan 2015. 
4. MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010, Disponível em:[http://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n2/05.pdf]; acesso em 30 jan 2014. 

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