sábado, 31 de outubro de 2015

domingo, 25 de outubro de 2015

As Principais Técnicas ou Procedimentos em Pesquisa Científica

Bom dia!
  As Principais Técnicas ou Procedimentos em Pesquisa Científica estão relacionadas à série de artigos que eu venho publicando desde 22 de março de 2015, em artigo intitulado: Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].
 Segundo definição dada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), elas são “recursos diretos e imediatos de levantamento e registro de dados nas pesquisas. As técnicas são um conjunto de processos de que se serve a Ciência para efetivar propósitos. Sua escolha é determinada pelos objetos, problema, tema e propósitos”.

sábado, 24 de outubro de 2015

domingo, 18 de outubro de 2015

A Pesquisa de Campo e a Análise Estatística - Gráficos e Tabelas

Bom dia!
   Durante o processo de realização de uma Pesquisa de Campo, os dados coletados deverão ser organizados de forma a facilitar sua observação e compreensão, tanto pelo aluno/pesquisador quanto de seus leitores. Este artigo dá continuidade ao primeiro desta série, publicado em 22 de março de 2015, denominado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html]. No âmbito do texto acadêmico-científico, é importante lembrar que uma pesquisa de campo deve ser desenvolvida a partir de “[...] procedimentos sistemáticos e métodos científicos [...]” (RODRIGUES, 2007, p.3). 

   Neste contexto, Flores (2005) explica que os métodos estatísticos colaboram não somente para as ações de "coleta, organização e interpretação e análise de dados", mas sobretudo para levar as pessoas a julgar as informações existentes e compreendê-las enquanto dados quantitativos ou qualitativos. 

sábado, 17 de outubro de 2015

domingo, 11 de outubro de 2015

Como fazer o Resumo da Monografia? NBR 6028/2003 .... Agora em ebook...

Bom dia!
   Ao longo dos últimos 4 anos, eu tenho revisado livros, textos eletrônicos e inúmeros textos acadêmico-científicos, produzidos por universitários advindos das diferentes áreas e universidades do país. O resultado dessas inúmeras revisões, assim como a elevada marca de aproximadas 50 mil visitas em meu artigo "Como fazer o Resumo da Monografia" NBR 6028/2003, publicado em maio de 2013, cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2013/05/como-fazer-o-resumo-da-monografia-seja.htm],  levaram-me a redigir meu 1o. Ebook, sob esse mesmo título, que já está a venda aqui, devidamente registrado na Biblioteca Nacional
   Esse 1o. Ebook faz parte de uma série de títulos, pertencentes à Coleção: Artigos e Monografias sem Mistérios, que serão lançados nos próximos meses.
   Entre os conteúdos desse 1o. Ebook - Como fazer o Resumo da Monografia?, estão: Capítulo 1 - O Ensino Superior no Brasil. Capítulo 2 - Por que seguir as Normas da ABNT?  Capítulo 3. Metodologia Científica; Capítulo 4. O Resumo do texto acadêmico-científico segundo a ABNT. 
   Eu aproveito para destacar que o tema do 2o. Ebook, já em desenvolvimento, refere-se às Normas VANCOUVER
   Os pedidos deverão ser feitos através do meu email: abntouvancouver@gmail.com. 

Um abraço!
Regina Del Buono

sábado, 10 de outubro de 2015

A voz do papagaio e a de outras aves... Superinteressante

"A voz do papagaio nada tem a ver com a do homem, a quem imita: 
para início de conversa, como nas demais aves, seu som não é produzido por cordas vocais, mas por uma membrana, a seringe, situada entre os brônquios e a traqueia. 
De uma espécie de ave para outra existem diferenças na membrana, 
assim como nos músculos que a fazem vibrar para produzir a onda sonora - 
daí a diversidade do canto dos pássaros. 

"A seringe de uma ave canora é muito mais complexa do que a dos papagaios", 
compara a bióloga Elizabeth Höfling, da Universidade de São Paulo. 
"Em compensação, o cérebro do papagaio tem uma capacidade de aprendizado maior para imitar sons. 
Outras aves conseguem a mesma proeza, como certas araras e as gralhas.
 Já os pássaros pretos, excelentes imitadores, preferem copias outras espécies - 
por exemplo, canários". "  *



Revista Super Interessante
Edição 36, setembro de 1990

*trecho obtido no livro 
Gramática da Língua Portuguesa
Roberto Melo Mesquita
São Paulo: Saraiva, 2002, p. 52



domingo, 4 de outubro de 2015

Análise e Interpretação de Dados da Pesquisa de Campo

Bom dia!
   Depois de realizada a coleta de dados para efetivação de uma Pesquisa de Campo, naturalmente o aluno/pesquisador deverá analisar e tabular tais dados, permitindo melhor compreendê-los, assim como para apresentá-los de forma clara no desenvolvimento de seu estudo.
   Este artigo dá continuidade àquele publicado em 22 de março de 2015, intitulado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].

sábado, 3 de outubro de 2015