domingo, 4 de outubro de 2015

Análise e Interpretação de Dados da Pesquisa de Campo

Bom dia!
   Depois de realizada a coleta de dados para efetivação de uma Pesquisa de Campo, naturalmente o aluno/pesquisador deverá analisar e tabular tais dados, permitindo melhor compreendê-los, assim como para apresentá-los de forma clara no desenvolvimento de seu estudo.
   Este artigo dá continuidade àquele publicado em 22 de março de 2015, intitulado Como definir o tipo de pesquisa científica?, cujo link é [http://www.abntouvancouver.com.br/2015/03/como-definir-o-tipo-de-pesquisa.html].

  Teixeira (2003) defende que análise e interpretação de dados são processos intrínsecos, isto é, estão intimamente vinculados um ao outro.
  Para Gil (1999, p.168), “a interpretação tem como objetivo a procura do sentido mais amplo das respostas, o que é feito mediante sua ligação a outros conhecimentos anteriormente obtidos”.
  Dito de outra forma, os dados obtidos ao longo da pesquisa de campo devem ser compreendidos como acontecem na realidade, e confrontados com as teorias existentes a respeito do assunto investigado, para que possam ser tabulados, permitindo que esse pesquisador possa argumentar a respeito das teorias e fatos que envolvem esses dados, assim como tirar as suas conclusões.
  É uma etapa muito importante da pesquisa de campo, pois irá permitir ao acadêmico reforçar toda a teoria apresentada em seu texto, e vincular os fundamentos teóricos ao que realmente acontece, no dia a dia.
 Através desta publicação de hoje, aproveito para divulgar meu artigo sobre Revisão de Textos, cujo link é:[http://www.abntouvancouver.com.br/2015/09/revisao-de-textos.html], publicado em 27 de setembro de 2015, vale a pena conferir.

   Bons estudos! 
Regina Del Buono*
REFERÊNCIAS:
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999 .
TEIXEIRA, Enise Barth. A Análise de Dados na Pesquisa Científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Periódico: Desenvolvimento em Questão, vol. 1, nº. 2, p.177-201, 2003.

*Como referir este artigo: 
DEL-BUONO, Regina C. Análise e Interpretação de Dados da Pesquisa de Campo. Publicado em 04 outubro 2015. 

0 comentários:

Postar um comentário