domingo, 1 de maio de 2016

A Pesquisa de Campo e a inclusão da entrevista em uma Monografia

Bom dia! 
  Ao escolher pela elaboração de uma pesquisa de campo em uma monografia ou trabalho de conclusão de curso, existem inúmeros detalhes e cuidados com os quais o acadêmico deverá se preocupar.
 Este artigo é dedicado a todos os visitantes deste blog que precisem de dicas sobre Pesquisa de Campo, especialmente à Célia Regina Meneghel Andrioli. 

  Espero tê-la ajudado. ...

  A maioria dos detalhes sobre a elaboração e inclusão deste tipo de pesquisa foram objeto de uma série de artigos já publicados aqui ao longo do tempo, cujo link estou divulgando novamente ao final desta publicação. 
  Neste artigo de hoje, os detalhes referentes à inclusão da entrevista dentro do texto acadêmico serão enumerados, vamos a eles.

Parte A

  Para os casos de trabalhos acadêmicos que apresentem uma Pesquisa de Campo, deve-se dedicar um dos capítulos do texto, normalmente o último como Metodologia de Pesquisa, ao longo do qual o universitário/redator deverá apresentar:

1. Fundamentação teórica sobre Pesquisa de Campo (o que significa, objetivos e finalidades de sua elaboração, e fenômenos a investigar, diante do tema em desenvolvimento);
2. Informações sobre a Instituição à qual foi solicitada a autorização para realização da pesquisa: 
2.1. informar onde, quando e como a(s) entrevista(s) foi (foram) realizadas, ou seja, explicitar a instituição, endereço, atividade da mesma, dia e local da(s) entrevista(s); 
3. Qualificação dos participantes: 
3.1. descrever quem e quantas são as pessoas que irão participar, 
3.2. se homens ou mulheres, a faixa etária, grau de escolaridade, estado de origem, etc., 3.3. os motivos de serem pesquisados;
4. análise de dados e resultados.

  Uma vez que as pessoas que aceitam participar de uma Pesquisa de Campo são voluntárias, cabe ao aluno/pesquisador informá-la(s) que não terá(ão) direito(s) a nenhum tipo de remuneração; além deste aspecto, há o sigilo absoluto sobre seus dados pessoais, importante aspecto que também deverá ser informado a cada um deles, e que, inclusive, consta do TCLE. 

Parte B

  Cada voluntário/respondente deverá ser identificado(a) dentro do texto em forma de código, ou seja:  "o(a) respondente A,B,C", ou o(a) respondente 1,2,3", conforme definição do acadêmico.
  Para o caso da realização de uma entrevista presencial, o aluno/pesquisador deverá, obrigatoriamente gravar a entrevista, a ser posteriormente transcrita, de forma literal, sem correções nem ajustes, por tratar-se das impressões e declarações de uma 3a. pessoa. 
  Essa transcrição deverá ser incluída ao final do seu texto, depois das Referências, como Anexo. 
  Com relação aos Anexos, eles também foram tema de alguns artigos já publicados aqui, os quais eu sugiro que releia(m).

  Entre os anexos que deverão compor uma Pesquisa de Campo, estão:
5.1.  Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), cujo modelo deverá ser obtido junto à sua universidade. Este termo serve para identificar o acadêmico, a instituição e curso ao qual está vinculado, assim como para identificar cada respondente da pesquisa em andamento;
5.1.1. Para cada participante da pesquisa, deverá ser preenchido um formulário do TCLE, devendo constar todos eles da composição dos anexos; 
5.2. Roteiro de Perguntas (para o caso de diferentes grupos de participantes, poderão ser elaborados dois ou mais roteiros, conforme a sua pesquisa/tema);
5.3. Cada entrevista na íntegra (transcrita literalmente, sem ajustes ou correções, por tratar-se especificamente de uma transcrição);
5.4. Para o caso de mais de um participante, todas as entrevistas obtidas deverão ser transcritas e incluídas como anexos, no local apropriado do texto.
5.5. A transcrição da(s) entrevista(s) poderá ser feita na mesma fonte (ou não) utilizada para a elaboração da monografia (TCC), cabendo confirmar este detalhe com seu orientador;

Parte C

  Ao longo do subitem referente à Análise de Dados e Resultados, as respostas poderão ser divididas em grupos e analisadas à luz das teorias apresentadas ao longo da fundamentação teórica do estudo em desenvolvimento.
  Além do tipo de respostas obtidas, as quais poderão (ou deverão) ser associadas às teorias, em forma de texto, o aluno/pesquisador poderá desenvolver gráficos ou tabelas para melhor demonstrar os dados obtidos. 

  Uma vez que a Pesquisa de Campo foi motivo de uma série de artigos publicados aqui, sugiro que os visite cuidadosamente, caso ainda exista alguma dúvida.  

Boa sorte.
Regina Del Buono
Email: abntouvancovuer@gmail.com
Skype:abntouvancouver2012


Artigos anteriores sobre Pesquisa de Campo
[http://www.abntouvancouver.com.br/search?q=pesquisa+de+campo].





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